Uma audiência pública promovida na noite desta terça-feira no templo da Assembleia de Deus do bairro Limoeiro, em Timóteo, discutiu a redução da APA – Área de Preservação Ambiental .
O ato foi prestigiado por dezenas de moradores e pelos vereadores Douglas Willkys (PSB), Adriano Alvarenga (PSB), Fábio Campos da Costa, o Binha (PSB), João de Souza Filho, Natinho (PSOL) e José Vespasiano Vespa (PT).
Vereador “Binha”
A APA Serra do Timóteo foi criada em 2003, e possui extensão de aproximadamente 44 quilômetros quadrados, abrangendo as regionais Leste, Sul, Sudoeste, Norte, Sudeste e Nordeste. Ter espaço para a indústria e gerar emprego e renda são os principais motivos da diminuição da área na proposta atual da prefeitura, apresentada pelo secretário municipal de Planejamento, Washington Borges.
Vereador “Vespa”
O projeto que contempla o assunto, o PL 3.848, será votado nesta quarta-feira e sua aprovação é dada como certa. Dos 15 vereadores que irão apreciá-lo, fala-se que 11 votam favoráveis.
Na audiência desta quarta-feira, houve troca de farpas entre favoráveis e desfavoráveis ao projeto. A condução dos trabalhos, exercida com equilíbrio pelo vereador Douglas Willks, contemplou os dois lados mas alguns membros da atual administração discordou da mediação do vereador. Alguns secretários deixaram o local antes do início do período livre, onde lideranças da comunidade iriam fazer uso da palavra. A maioria dos que se manifestavam, eram contra a forma de tratamento que a atual administração vem dispensando á questão ambiental no município.
Kim Valverde
O secretário do planejamento, Washington Borges, defendeu a redução da APA e minimizou a questão da crise da água, com relação à necessidade de desenvolvimento do município.
Diversas lideranças se manifestaram no final dos debates e prevaleceu o entendimento de que algo tem que mudar no atual governo com relação a diversas questões que dizem respeito a políticas públicas, inclusive na área da saúde.