Pr. Wellington do CREDEQ fez duras críticas ao que ele classificou como omissão de muitas igrejas evangélicas na questão dos dependentes químicos.
O primeiro encontro do ano de 2014 do Comento, entidade que reúne os pastores evangélicos de Timóteo, ocorrido na manhã da quinta-feira passada, no templo da Igreja do Evangelho Quadrangular do bairro São José, Centro-Sul de Timóteo, foi marcado por uma palestra proferida pelo Pr. Wellington do CREDEQ, ligado à Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte.
Homem de vasta experiência na área, Pr. Wellington discorreu pormenorizadamente sobre a real situação que as chamadas clínicas de recuperação vêm enfrentando, não só em Minas Gerais, como em todo o Brasil. O religioso destacou que antes da presidente Dilma Rousseff assumir o comando da Nação, o quadro era bem mais caótico do que o que se verifica hoje. De acordo com o pastor, a presidente se dispôs a inverter o quadro de desolamento que os donos de clínicas enfrentavam, após uma audiência sua com a mandatária, cuja duração, de programados 15 minutos, chegou a quase 3 horas.
O pastor detalhou seu ingresso na causa a favor dos dependentes químicos. De acordo com ele, ainda criança, foi vítima das consequências causadas pelo uso de drogas e álcool. O palestrante criticou a omissão de vários ministérios evangélicos na questão da recuperação e recepção de dependentes químicos. Segundo o presidente do CREDEQ – Centro de Recuperação de Dependentes Químicos – muito se fala e pouco ou quase nada se faz por parte de muitas igrejas, quando o assunto é o apoio e acolhida aos drogados e viciados. O pastor relatou algumas de suas experiências vividas como diretor de uma entidade que atua na área. “Muitos pastores levam pessoas viciadas para nossa clínica, as abandonam lá e, no dia em que elas vão sair recuperadas, aparecem e chamam para si o resultado da internação quando, na verdade, sequer procuraram notícias do recuperado enquanto estavam sob tratamento”.
Conforme o relato do Pr. Wellington muitas famílias estão sendo dizimadas pela tragédia do uso de drogas em seus quadros e o agravante disto é a falta de apoio de homens que se dizem de bem mas que, a exemplo do sacerdote e do levita, narrados no trecho bíblico base de sua palestra, passam de largo, fazendo vistas grossas para um problema que atinge toda a sociedade.
Durante sua fala, Pr. Wellington do CREDEQ não perdeu o enfoque bíblico da temática que estava expondo, valendo-se do trecho bíblico do livro de Lucas, a respeito do ato de misericórdia do bom samaritano. O religioso enfatizou que é preciso união e conjugação de esforços dos líderes evangélicos e interessados na questão, para que o governo do Estado libere verba destinada às casas e centros de recuperação, emperradas por meras questões burocráticas. O palestrante aproveitou, também, para condenar a atitude de muitos políticos que, segundo ele, visitam as igrejas em épocas de eleição, fazem promessas e, após o período, desaparecem. Neste aspecto não poupou crítica à bancada evangélica, no Congresso Nacional, revelando que amargou alguma decepção com os parlamentares que formam esta nomenclatura quando foi procurá-los para solicitar apoio com relação à sua luta pela causa dos dependentes químicos. Segundo Wellington, 10% da população do Brasil é de dependentes químicos, índice bem maior quando alusivo ao número de famílias atingidas pelo problema.
O Pr Wellington do CREDEQ estava em Timóteo para participar do 1º Encontro do Grupo de Apoio aos Dependentes Químicos (GADEQ) e 2º Encontro Nacional, previsto para ocorrer no auditório da Prefeitura Municipal de Timóteo, à noite. Consigo estava o Pr. Waldir e a cantora Vanessa Martins, ele de Juiz de Fora e ela de Betim, Minas Gerais.
Todos os pastores e ministros presentes no 1º encontro do ano da entidade que congrega a classe em Timóteo, apoiaram o palestrante e se comprometeram a envidar esforços no sentido de municipalizar a luta do pastor com relação à criação de novos centros de recuperação de dependentes químicos e apoio aos já existentes.
O encontro terminou por volta das 11h, com o presidente do Comento, Pr. Luis Godoy, anunciando o próximo Café com Pastores, programado para o bairro Recanto Verde
Pr. Adriano Silva aproveitou o encontro para convidar seus participantes para a comemoração do 1] ano de fundação da Assembleia de Deus Metropolitana Ministério Vale do Aço.