Gente

Novo viaduto do trevo Pastor Pimentel é inaugurado hoje (5) em Fabriciano

Publicado

no

Divulgação / PMCF
Compartilhe esta publicação

O prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, entrega à população o Novo Viaduto do Trevo Pastor Pimentel, com plenas condições de funcionamento e altura adequada.
A obra é de suma importância pois resolve um grande gargalo para a mobilidade urbana da cidade, trazer mais eficiência e segurança para o trânsito – inclusive para os pedestres – e sem riscos dos constantes “entalamentos de caminhões” em sua estrutura.

A obra envolveu desde parte estrutural à serviços complementares: construção de um novo viaduto com gabarito de cinco metros; alargamento e conformação das vias de acesso (alças); construção das passagens de pedestre nas partes de superior e inferior e ladeando as alças (antes não existia); pavimentação asfáltica; sinalização de trânsito; iluminação com LED e paisagismo.

Passagens de pedestres com proteção

na parte inferior e superior do viaduto
Na Av. Magalhães Pinto (vias inferiores)

serão 4 pistas, 2 para cada sentido
Na Av. Tancredo Neves/BR 381 (vias superiores)

serão 3 pistas, 1 via extra sentido Fabriciano-Timóteo
Elevação da altura do gabarito

parar 5 metros (antes, era 3,60 metros)
O investimento na obra foi de R$ 8 milhões, sendo 70% em recursos próprios do município e 30% do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT)

INÍCIO E TÉRMINO

A obra foi iniciada a exato um ano atrás. No dia 30 de janeiro de 2023, o prefeito deu a ordem de serviço para seu início imediato. A Primeira etapa foi a demolição da estrutura antiga, limpeza e preparação do local, para então, começar efetivamente a construção do novo viaduto.

DÉCADAS DE ESPERA

Desde 2017, a gestão Novos Tempos tenta viabilizar junto ao Governo Federal a reconstrução do viaduto. Foram várias tratativas e gestão política até a aprovação do projeto pelo DNIT, em 2020, ocorrido só após o órgão federal realizar obras emergenciais para “manter a segurança e o viaduto de pé”. Os recursos foram liberados no final de 2022.

O viaduto antigo havia foi construído na década de 60, com um gabarito de 3,60 metros e estava com a estrutura em risco devido aos veículos de grande porte que acabam “entalando” no vão local. A norma exigida pelo DNIT é que a altura seja de no mínimo 4,50 metros, parâmetro que já estava em vigor na década de 60.

Durante o evento de inauguração do viaduto, o prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinícius, deu detalhes sobre a inauguração. “Sobre a reorganização do trânsito para melhorar o fluxo no centro e nos arredores do viaduto, uma vez inaugurado hoje, a gente vai dar continuidade a São Sebastião, Jacareípe e também algumas ruas do bairro Todos os Santos. Lembrando que foi uma obra que a princípio seria com seis meses, dando um ano total, e claro que teria alguns transtornos, mesmo feita essa alternativa, a rotatória, a gente entende que causou algum prejuízo, mas liberando hoje com certeza um fluxo totalmente diferente e jamais visto na nossa cidade”, pontuou.

O Prefeito ressaltou sobre a ampliação das duas avenidas, Magalhães Pinto e Tancredo Neves. A gente está fazendo isso aí para melhorar a mobilidade urbana. E lembrando que existe um projeto, claro que não para a minha gestão, mas para a próxima, de ligar a Duque de Caxias também, que eu acho que é importantíssima. É um planejamento que a gente tem fazendo uma trincheira aqui ao redor. Já estou deixando o trabalho para quem está chegando. A gente tem que continuar avançando, igual a gente avançou nesses oito anos. Não podemos parar com o desenvolvimento da cidade”, disse.

O Deputado Estadual, Celinho do Sintrocel (PCdoB), destacou que é um momento importante para o município. “Iinaugura-se uma obra estruturante, uma das obras mais importantes para Coronel Fabriciano, nós tivemos a oportunidade de unificar a força política junto com outros deputados federais, deputados estaduais, junto com o prefeito Marco Vinícius, quando, em agosto de 2021, nós estivemos em Brasília, para conversar com o DNIT sobre a liberação do recurso, e foi um momento importante quando o ministro Tarcisio de Freitas liberou o recurso para que pudesse fazer esse novo viaduto de Coronel Fabriciano, colocando fim de todos os problemas que o anterior trazia para a cidade. Isso é mobilidade, logística, crescimento e desenvolvimento econômico. Fico muito feliz por participar, unificando forças tanto com o governo federal quanto com o governo do Estado, sempre trazendo políticas públicas importantes para a nossa região do Vale do Aço”, finalizou.

Fonte: Portal da Cidade Ipatinga com informações da PMCF

Mais lidas

Sair da versão mobile