
Em reunião com expressivo número de membros da congregação, a Assembleia de Deus em Olaria, conhecida como sede do Ministério Adão Araújo, definiu, na noite esta terça-feira (19) as metas de trabalho para o ano de 2018. A reunião foi ministrada pelo pastor Eustáquio Lopes Pereira.

O líder da AD em Olaria, muito otimista, previu um novo tempo para a igreja em 2018 e elegeu como tema para o período a frase “Sê Tu uma bênção”.
Eustáquio apresentou ao público uma pauta com 46 itens que foram amplamente discutidos e unanimemente aprovados pelos fiéis ali presentes. A pauta incluiu desde a juventude até as festividades das organizações da sede, passando pelo zelo do patrimônio.

A maior novidade, porém, ficou por conta da criação dos Núcleos de Crescimento, que terão como objetivo o acompanhamento dos fiéis que residem nos diversos bairros do entorno da sede. Foram escolhidos os líderes que atuarão em cada um deles.
Juventude
O ano de 2018 promete maior entrosamento entre os jovens da Assembleia de Deus em Olaria e o consequente resgate daqueles que estão afastados das atividades da igreja. De acordo com o documento elaborado pelo pastor Eustáquio, será incrementado o fortalecimento dos jovens, com encontros setoriais, e estudos Bíblicos com assuntos direcionados. Além disto, a juventude deverá promover ações socais, abrangendo creches, asilos, pessoas que sobrevivem com a coleta de reciclagem e outros.
Coral
O coral Vencedores com Cristo, que recentemente celebrou 50 anos e fundação, também está na mira de mais atividades em 2018. Deverão ser definido os regentes da organização. A busca de ex-componentes e o convite a novos deverá fazer das metas do coral para o ano que vem. O coral irá promover apresentações públicas em praças, asilo, supermercados, dentre outros locais públicos, resgatando, assim, uma fase de sua história, onde isso acontecia com relativa frequência.
Crianças
As crianças da sede, lembradas pelo Gotinhas de Ouro, não ficaram de fora do ousado projeto elaborado pelo pastor Eustáquio Lopes. Serão ministrados cursos adequados para o segmento, capacitação de professores e motivação. Uma meta anual deverá ser estabelecida pelos líderes do setor, além de evangelismo com o grupo, em locais que serão definidos futuramente.
Diáconos e Diaconisas
Os diáconos e diaconisas da sede deverão ter um ano de intensa atividade, conforme o projeto apresentado na terça-feira (19). Encontros trimestrais entre eles estão previstos para ocorrerem durante o período, com palestras motivacionais. A exemplo do que foi colocado para as crianças, os diáconos e diaconisas deverão traçar metas para serem alcançadas durante o ano. As visitas que eles fazem deverão seguir estas metas. Haverá uma distribuição mais definida dos diáconos no serviço da igreja.
EBD – Escola Bíblica Dominical
A EBD em 2018 na Assembleia de Deus em Olaria deverá:
Motivar professores a melhorarem o ensino;
Promover palestras trimestrais;
Melhorar e ampliar a participação dos membros (e congregados) nas escolas;
Incentivar professores a focarem na lição, evitando desviarem-se dos assuntos propostos.
A classe Nova Vida (dos não membros) deverá passar a funcionar.
As famílias
2018 deverá ser um ano de destaque para as famílias da igreja. Este será um dos setores da igreja que receberão atenção especial, com o fortalecimento dos seus laços, em todas as congregações da regional. Os responsáveis pelas programações deverão planejar um congresso anual do setor, envolvendo adultos, jovens, crianças e idosos em um único evento.
Além das atividades que serão definidas, o projeto de alcance anual prevê a criação de uma sequência de palestras nos moldes do Casados para Sempre.
Área Social
A área social será outro braço que se pretende forte da Assembleia de Deus em Olaria, no ano que vem. Para o pastor Eustáquio, é preciso investir com mais peso nesta área e, para tanto, propôs a ampliação da entrega de cestas básicas a famílias carentes que deverão incluir, em seus cadastros, catadores de papel, de latinha, vendedores de picolé, moradores de rua, etc.
Orquestra Filarmônica Trombetas de Cristo e Orquestra Arautos do Rei
As duas organizações da igreja estarão empenhadas em apoiarem as atividades públicas da igreja, envolvendo-se nos trabalhos de rua que eventualmente forem promovidos ao longo do ano.
Evangelismo
Um grupo de evangelismo está previsto para entrar em ação a partir de fevereiro na Assembleia de Deus em Olaria. Algumas reuniões preliminares já vêm ocorrendo e grande parte dos seus membros está definida.
Este grupo, além do evangelismo, deverá informar ao líderes de bairros as situações que detectarem em suas visitas que precisem de maior atenção e acompanhamento especial. A equipe irá promover encontros setoriais/círculos de oração.
O planejamento para o ano de 2018 na gestão do pastor Eustáquio Lopes, na Assembleia de Deus em Olaria, não para por ai.
Outras atividades
Na área de missões, a ideia não é menos ousada. Pastor Eustáquio Lopes espera mais contribuição com o setor e formas de alocação de recursos não serão poupadas com vistas ao alcance das mestas que forem estabelecidas neste aspecto.
As datas festivas, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia da Bíblia, EBD, etc, serão alvo de atenção, também especial, com criatividade em suas celebrações.
A reforma do templo, em andamento, deverá continuar. A previsão é no sentido de que até o final do ano, ela seja concluída. Uma destas reformas, é a cobertura da rampa que dá aceso à porta lateral esquerda do templo, com observação para as normas estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros quando se trata de locais com aglomeração pública.
A sonorização do templo não ficou de fora das preocupações do líder da sede. Eustáquio pretende conseguir mais dois operadores para o sistema, atualmente sob a responsabilidade dos diáconos Walcemir e Ademar. Aos sonoplastas compete, também, a conservação do sistema de ar condicionado do templo.
O zelo pelo patrimônio da igreja é outro item que não poderá ser ignorado.
As festividades das organizações da igreja deverão ser promovidas a cada dois anos e não anualmente como vem ocorrendo. Eustáquio justificou a medida alegando que o apoio que é oferecido à estas organizações não podem onerar os cofres da igreja.
Núcleos de Crescimento (NC)
A maior novidade anunciada na terça-feira foi, sem dúvida, a criação de Núcleos de Crescimento, uma medida ousada e que promete resgatar muitos dos que deixaram a igreja nos últimos anos e o fortalecimentos dos congregados.
Os NC serão formados por líderes que atuarão em bairros definidos, aos quais caberão o acompanhamento dos crentes que residem na área. Eles poderão escolher auxiliares para o exercício das suas tarefas, que incluem, por exemplo, visitas, cultos no lares, etc. Os estudos nos lares continuarão, nas terças-feiras, e estarão sob a responsabilidade destes líderes.
Os nome dos líderes foram anunciados e ficou assim:
Novo Horizonte, José Izídio e Passaredo: Pr. Carmo Matias
Quitandinha: Miriam e Márcia
Santa Maria e Eldorado: Pr. Marcos Cardoso
Cruzeirinho: Terezinha e Ecy
Timirim: Pb. Hodécio
João XXIII e Coqueiro: Octávio Bóbbio
Primavera: Rogério Willian
Olaria: Pr. José Coelho
John Kennedy, Funcionários, Bromélias e Garapa: Dc. Hermógenes
Visitas aos jovens (geral): Dc., Warley
Visitas a todos os bairros (geral): Pb. João Pimentel
Como se vê, as metas para o ano que vem, na Assembleia de Deus em Olaria, são ousadas e, se levadas a efeito, certamente contribuirão para o fortalecimento da obra de Deus e o aprimoramento dos Santos que congregam no local.
Pastor Eustáquio garantiu que todas as escolhas e definições foram possíveis após sua consulta a Deus e espera que haja o engajamanto de todos os envolvidos para que o ano de 2018 seja, de fato, um marco na trajetória da igreja, cujo lema será; “Sê Tu uma Bênção”.