Depois de quase uma semana refletindo sobre o caso, um morador da cidade, que pede para não ter seu nome divulgado, decidiu tornar público o fato que ocorreu com ele na UPA do Olaria.
O vídeo foi publicado como enviado ao Blog
O usuário afirmou que no último domingo (19/03) foi tratado com descaso por parte de alguns funcionários do órgão. Ele contou que chegou ao prédio da Unidade por volta das 0h00 (zero hora), sentindo muita dor. Porém, ao ver uma movimentação e constatar que tratava-se do atendimento de um caso grave, e que demandaria tempo, decidiu retornar para casa, supondo que o que sentia era de menor importância. Devido à atitude, quando foi chamado para ser atendido, o usuário não estava mais no local.
No entanto, por volta das 3h20, diz o denunciante, a dor se intensificou e ele voltou à UPA. Chegando ao local, “mesmo sendo o único na espera para ser atendido”, teve que submeter-se a uma triagem e esperar por um tempo que, na sua concepção, não se justificava, já que “era o único paciente a esperar na Unidade por tratamento”. Enquanto esperava, quis deitar-se em uma das cadeiras na recepção e foi impedido por um funcionário que exigiu que ele o fizesse do lado de fora do prédio. A dor que sentia foi considerada como de intensidade “moderada”, embora, de acordo com a pessoa que o acompanhava, “ele contorcia de dor”.
Como o atendimento demorava, “mesmo sendo o único na espera”, o usuário decidiu adentrar a Unidade, “ao ver a porta de acesso aberta”. Ele relatou que percorreu sala por sala do prédio (aquelas cujas luzes estavam acesas e com portas abertas) e não viu nenhum funcionário. Ao chegar, entretanto, em uma delas, disse que encontrou uma funcionária (ele supõe ser uma enfermeira) dormindo.
O morador de Timóteo, então, pediu à funcionária que “acordasse” a médica. “Você não acha que é uma falta de respeito com a gente não? Todo mundo dormindo aqui dentro…?”, perguntou o paciente à profissional, que alegou sua ausência no momento em que foi chamado.
A funcionária teria argumentado com o usuário que “é legal um período de descanso do pessoal a cada doze horas trabalhadas”, para justificar o que o paciente encontrou ali.
O outro lado
O Blog do Silas ouviu o responsável pela UPA, Renan Tairone, sobre o caso.
O responsável disse que não falaria sobre o vídeo porque ficara sabendo ali, conosco, da existência dele. Porém comentou sobre o ocorrido.
De acordo com Renan, ele foi informado por um funcionário de que o usuário não foi atendido na primeira vez “porque decidiu ir embora”. Com relação ao episódio, ocorrido na segunda vez que o denunciante esteve na Unidade, o responsável pela Unidade do Olaria afirmou que os procedimentos a que foi submetido o usuário, com relação à espera e triagem, foram os mesmos observados em qualquer horário na Unidade. Sobre a acusação de que os funcionários estavam dormindo, o chefe da UPA disse que “é o usuário que falou”, evitando comentar a denúncia.
Para o responsável pela UPA , os usuários sempre chegam lá “pensando que são donos da Unidade”.
ESSA PESSOA QUE COMENTOU AÍ SOBRE “O mais legal de ver esta pessoa reclamar é saber que ele esteve com esta dor “insuportável” as 00h00min na unidade e mesmo assim ir embora e nao aguardar o atendimento” É A ENFERMEIRA LÁ DO VIDEO OU É FUNCIONÁRIA LÁ, SEM CONTAR QUE ELA FALOU QUE O RAPAZ NÃO SE IDENTIFICOU, PORÉM ELA TAMBÉM NÃO SE IDENTIFICOU AQUI NÉ, SENDO QUE SE IDENTIFICA QUEM QUISER. POUCOS ENFERMEIROS SALVAM NESSA UPA AÍ. A POPULAÇÃO TEM DIREITO SIM DE SE SENTIR DONO DA UNIDADE, PORQUE TODOS PAGAM PARA RECEBER UM ATENDIMENTO PERFEITO. PORÉM ESTAMOS NO BRASIL, INFELIZMENTE TEMOS ESSAS PESSOAS QUE NÃO DEIXAM O PAÍS CRESCER. MEDÍOCRES.
Prezado Sr. Renan
Nós não pensamos que somos donos da UPA. Nós somos os donos não só da UPA mas de todas as instalações publicas . Toda instalação publica foi construída e é mantida com o nosso dinheiro, inclusive o seu alto salário . Se o Sr. ou o Sr. prefeito tivessem a boa vontade de fazer ” visitas surpresas” a UPA na madrugada iriam constatar a veracidade desta informações: que realmente alguns profissionais ( principalmente médicos ) dormem grande parte da noite e quando são acordados para realizar um atendimento vem com a cara ” amarrotada ” , mal humorados e apressados com o atendimento para poderem retornar ao descanso . Em sinal de respeito ao cidadão esse assunto , devido a sua gravidade , deveria ser tratado com uma maior seriedade e não na forma demagógica que o Sr.o tratou.
Pois ja vi muitas vezes que ate mesmo o vigia que segura as pontas para o povo dormir, inclusive no dia que estive com um bebe de 10 meses no referido local m certo vigia que inclusive se diz pastor disse que nao haveria problema se alguem morresse ali , problema haveria se a pessoa morresse sem Cristo absurdo isso .Sem contar que por muitas vezes da para ver la da rua que na janela do andar de cima la na cozinha estao tomando cafezinho e rindo tao alto que da p escutar da rua.
O mais legal de ver esta pessoa reclamar é saber que ele esteve com esta dor “insuportável” as 00h00min na unidade e mesmo assim ir embora e nao aguardar o atendimento. E percebe-se no vídeo ,quando ele volta a unidade as 03h20min, que a dor “insuportável” desaparece quando ele acha tempo em tumultuar o serviço. Estes usúarios são fodas mesmo. Kkkkk. E ainda, pessos quando sentem dor moderada a intensa não conseguem nem falar direito. Só resmungam e ficam gemendo. A tal dor “insuportável” deste cara ai do vídeo que nao foi homem de se identificar no mínimo é adversário político do atual prefeito. E na verdade ta querendo apenas atrapalhar o que timóteo tem de melhor, a nova adiministração. Vai trabalhar ordinário.
“pensando que são donos da Unidade”? Como assim? Os usuários são os únicos donos…. ou não?!?
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