Foto: DeFato

Um acidente na noite desse domingo, 19 de março, tirou a vida da professora itabirana Marinete de Souza Fernandes, 50 anos. A tragédia aconteceu no Distrito Industrial. A vítima dirigia um Gol que teria derrapado em um lamaçal e caiu dentro da lagoa próximo ao campus da Unifei. O corpo da mulher só foi retirado da água na manhã desta segunda-feira, 20, por militares do Corpo de Bombeiros.

A pista no local está tomada por muita lama e, durante a noite, sem iluminação, a motorista não teria percebido as condições do asfalto. O veículo perdeu aderência, derrapou e caiu na lagoa. Dentro do carro ainda havia outra pessoa, Marcélia Figueiredo, 47 anos, que conseguiu escapar com a ajuda de um amigo que seguia atrás, em outro carro.

De acordo com o tenente Medeiros, comandante do 4º Pelotão de Itabira, a corporação foi acionada por volta das 22h desse domingo, informando que um Gol branco havia caído dentro da lagoa, com duas vítimas femininas. Ele disse que uma equipe de mergulhadores chegou a entrar na água, mas as condições não ofereciam segurança para a realização da operação.

“Os bombeiros fizeram a busca por apneia (sem o uso de equipamento para auxiliar na respiração), mas percebendo o risco da operação e a questão do mergulho noturno, nós esperamos até a aurora, por volta de 5h40, para retomar as operações”, contou.

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros quando se preparavam para tirar o carro acidentado de dentro da lagoa / Foto: Alexandre Santos/DeFato

O tenente explicou ainda que assim que iniciada a operação, os militares realizaram buscas na água até localizarem o carro. “Nós fizemos um método de varredura para poder encontrar o veículo. Assim que encontrado, constatamos mesmo que a vítima estava dentro do veículo. O bombeiro teve alguma dificuldade para poder adentrar e abrir a porta. Assim que conseguimos adentrar, removemos a vítima e aguardamos a perícia técnica para fazer a remoção”.

O comandante também falou que na noite desse domingo eles já haviam encontrado muito barro na pista e que essa pode ter sido a causa do acidente. “O carro possivelmente perdeu o controle e entrou. Aí a perícia técnica depois vai poder avaliar melhor como que foi o mecanismo do acidente”.

No final da manhã, o carro foi retirado da água com a ajuda de um guincho e o apoio da equipe de mergulhadores dos bombeiros, que amarraram um cabo de aço na frente do veículo.


Pista está tomada pela lama próximo ao trevo de acesso ao Distrito Industrial de Itabira. Foto: Alexandre Santos/DeFato

DeFato