Não bastasse a constante falta d’água na maioria dos bairros da cidade, a qualidade do líquido é constantemente colocada em dúvida pela população.

No bairro Ana Moura, por exemplo, uma família vem alimentando esta dúvida com o que encontrou em uma ducha, após ela ter apresentado problema e não dar vasão à água. Ao abri-la, para verificação da causa do problema, o morador encontrou um pó branco na superfície do objeto, que interrompia a passagem da água. Que pó era aquele? Era algo nocivo à saúde? Veja o que já foi dito sobre o assunto:
“Diversas regiões do Brasil enfrentam problemas com a água fornecida pelas concessionárias, gerando dúvidas quanto a sua qualidade. É comum notar que na caixa d´agua e na caixa de descarga fica um depósito de um pó branco — que alguns dizem ser calcáreo. Os chuveiros entopem constantemente com este pó e tem de ser desmontados e limpos com freqüência. A maior parte da população tem medo de beber desta água e compram agua mineral para consumo.

Neste contexto, pode-se perguntar qual é realmente a qualidade da água que causa estes problemas? O que seria este pó que aparece nos fundos das caixas d´águas e chuveiros? Será que esta água pode ser consumida para beber sem riscos a saúde, ou a população está correta em comprar água mineral para consumo? Mais: será que existe algum filtro que resolva o problema da água para que ela possa ser consumida e ter sua qualidade melhorada?

E o calcário, pode causar danos à saúde?

Segundo as concessionárias, o pó branco é constituído por carbonato de cálcio, característico das águas de algumas regiões do Brasil. Entretanto, ainda segundo as concessionárias, não há qualquer risco à saúde pela ingestão de carbonato de cálcio (o pó branco), ou do bicarbonato de cálcio que se forma quando a água é aquecida. Portanto, a não ser por questões realmente sanitárias, a água contendo calcário pode ser considerada potável segundo os padrões de potabilidade do Ministério da Saúde, Portaria 1469 de 20 de dezembro de 2000.

Você acredita nisto? Vamos procurar a Copasa para explicação sobre o pó encontrado na ducha do morador do Ana Moura.