Está a pleno vapor o Sistema de Monitoramento das ruas do bairro Bromélias, projeto que contou com a parceria entre a comunidade, o Consep e a Polícia Militar.
Desde o dia 23 de dezembro passado, a questão da segurança no Bromélias deixou de ser um problema e passou a contar com  os benefícios de uma  realidade surgida de uma comunidade que não apostou na espera pelo poder público. A aposta na somatória de esforços e união de todos, deu ao bairro o sistema de câmeras que monitoram as ruas e as torna menos vulneráveis à ação de bandidos.

Cléria Maria: Empenho e parceria para colocar em prática o projeto

“Com a participação dos moradores que doaram 20,00 cada – alguns doaram mais – e de comerciantes, conseguimos colocar 18 câmeras de monitoramento nas ruas do bairro em pontos estratégicos mapeados pela polícia militar. Fizemos a arrecadação do dinheiro durante 12 sábados, além de promoções como festa Julina, venda de pastéis, picolé. Foi um trabalho em conjunto: moradores,associação de bairro,Consep, Polícia Militar e CCI Automação, que realizou o trabalho de instalação das câmeras. Este projeto partiu da necessidade de fazer nossa parte quanto a segurança pública que é um dever do Estado e de todos nó”, destacou a professora aposentada, Cléria Maria, uma das colunas de sustentação do projeto, que não mediu esforços para vê-lo funcionar.

O bairro Bromélias em 1963. Foto de Milton E. Ribeiro