As escolas municipais participantes do II Educa Ipatinga também receberam uma homenagem da Secretaria de Educação de Ipatinga. Foto: Secom/PMI.

A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou na noite da última terça-feira (20/12) uma solenidade em homenagem aos professores e alunos destaque da rede municipal de ensino de Ipatinga no ano de 2016. O evento, realizado no Ipaminas Esporte Clube, no Cidade Nobre, contou com a presença de profissionais das escolas municipais, familiares, parceiros e demais convidados que prestigiaram, também, os destaques da segunda edição do Prêmio Educa Ipatinga.

“O projeto de Educação Integral que buscamos construir nos últimos anos está pautado na autonomia de todos os envolvidos no processo educacional. Incentivamos, ao longo deste tempo, a formação de estudantes, profissionais e gestores autônomos para a edificação de uma Educação transformadora que contribui, também, para que a cidade seja educadora”, destacou a secretária de Educação Leida Tavares.

Ainda conforme a gestora, o principal objetivo do evento foi agradecer aos profissionais da Educação, estudantes e parceiros pelos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano e que contribuíram para o desenvolvimento dos alunos e para o fortalecimento de uma política de Educação Integral para Ipatinga.

Educa Ipatinga
O Prêmio Educa Ipatinga foi lançado em 2015, com a proposta de reconhecer as experiências exitosas desenvolvidas na rede municipal, conforme as diretrizes e metas propostas pelas escolas nos Termos de Compromisso de Gestão.

Nesta edição, os profissionais apresentaram seus projetos conforme o eixo temático “Educação Integral e Inclusiva: articulando escola e comunidade” e classificados em uma das seguintes categorias: “Projeto pedagógico desenvolvido por professor em regência de turmas regulares, em Salas de Recursos Multifuncionais e no CENAM”; “Projeto pedagógico desenvolvido por profissional vinculado aos programas institucionais da rede municipal, coordenados pela SME”; “Projeto na área de gestão escolar”.

Ao todo, 12 propostas foram selecionadas e condecoradas durante a cerimônia. Entre as três categorias também foram reconhecidos os projetos de destaque com um prêmio extra. “São propostas que se destacaram entre tantas outras e merecem ser compartilhadas para inspirarem novos projetos e que estimulam a prática e o registro dos trabalhos desenvolvidos na rede municipal”, reforçou Leida Tavares.

Na categoria “Projeto pedagógico desenvolvido por professor de turmas regulares, em salas de recursos multifuncionais e Cenam”, ficou com o Prêmio máximo o projeto “Brincando e aprendendo com a família”, de autoria da educadora Ângela Izabel Dias, do Centro Municipal de Educação Infantil Jardim Santa Clara. “É muito emocionante estar aqui recebendo este prêmio em nosso primeiro ano de trabalho no CMEI Jardim Santa Clara. Este resultado é fruto do comprometimento que toda a nossa equipe tem em ofertar ensino de qualidade às crianças da Educação Infantil”, destacou Ângela Izabel Dias.

Na categoria “Projeto pedagógico desenvolvido por profissional vinculado aos programas institucionais da rede municipal coordenadas pela SME”, quem levou o prêmio extra foi a mediadora de leitura Rosângela Maria Saygli Nunes. Ziza, como é conhecida pelos estudantes, revela que desenvolveu cerca de seis projetos ao longo do ano, mas na hora de se inscrever para o prêmio, optou pelo “Projeto Encantando”, desenvolvido com os educandos da “Escola Municipal Infantil Estrelinha Azul”, do Bom Jardim.

“Este é meu primeiro ano atuando na rede municipal. Escolhi um projeto desenvolvido com os alunos da Educação Infantil, pois eles tocaram meu coração, por ser minha primeira experiência com crianças. Receber este prêmio mostra que fiz a escolha certa”, contou emocionada.

A comemoração foi intensa quando saiu o anúncio da proposta vencedora na categoria “Gestão Escolar”. Isso porque, o prêmio máximo foi para o “Projeto Vida”, de Maria Aparecida Martins Ferreira. A diretora da Escola Municipal Gercy Benevenuto, localizada no Taúbas, na zona rural de Ipatinga, não escondeu a alegria e comemorou junto à equipe a conquista. “Sinto uma gratidão enorme por saber que posso contar com os parceiros da comunidade, com os alunos e com os profissionais que atuam na escola. E percebemos que estamos dando passos firmes para a consolidação de uma cidade, de fato, educadora”, concluiu a gestora.

Foram homenageados ainda, os parceiros destaque da Educação Integral, que atuaram com as novas ofertas educativas em 2016. Esses receberam uma placa de agradecimento pela parceria firmada.

Ao final da premiação, as escolas municipais participantes da segunda edição do Prêmio Educa Ipatinga receberam uma certificação pelo apoio e estímulo dado aos professores homenageados ao longo do desenvolvimento de seus projetos.

Por SECOM/PMI