Um bug que aconteceu ontem no Facebook fez com que milhares de perfis de usuários no mundo todo fossem atualizados como se as pessoas deles tivessem falecido. O problema afetou todo tipo de usuário, inclusive o próprio CEO e fundador da rede social: Mark Zuckerberg. Além da declaração de que a pessoa por trás do perfil estaria morta, os perfis afetados ganharam a seguinte mensagem:
“Nós esperamos que as pessoas que amam (insira o nome do falecido) encontrarão conforto nas coisas que outras compartilham para relembrar e celebrar sua vida.“
O fato do bug ter acontecido justamente ontem acaba se tornando irônico porque nessa semana Zuckerberg fez uma enorme questão de dizer como as notícias falsas não seriam um grande problema no Facebook, fato muito bem destacado por Julia Carrie Wong (do The Guardian) num tweet encontrado pelo Neowin:
Facebook Thursday: Fake news is not a problem
Facebook Friday: Mark Zuckerberg is dead. Your friends are dead. We are all dead.
A mensagem que foi postada nos perfis é a que aparece nas contas de usuários que optaram pela configuração de “memorial”. Quem participa do recurso pode apontar usuários como gerenciadores de suas páginas do Facebook no caso de morte, fazendo o perfil do falecido se tornar um espaço para homenagens e mensagens do gênero. Ontem milhares de pessoas foram lembradas que o recurso existe.
UOL