Pesquisa DataTempo/CP2 realizada nos dias 16 e 17 de setembro aponta que o ex-prefeito Sebastião Quintão (PMDB) tem uma vantagem considerável na disputa para retomar o comando da cidade de Ipatinga, no Vale do Aço. Ele está mais de 30 pontos à frente da atual prefeita e candidata à reeleição, Cecília Ferramenta (PT).
De acordo com os números da pesquisa estimulada, em que a lista dos candidatos é apresentada ao eleitor, Quintão, que conduziu a cidade de 2005 a 2009, tem 44,8% das intenções de voto. A candidata do PT, por sua vez, registra 11,1%, estando tecnicamente empatada com Daniel Cristiano (PCB), que alcança 10,2%, e com Roberto Carlos (PTdoB), que soma 9,8%. A margem de erro do levantamento é de 4,78 pontos percentuais para mais ou para menos.
Em relação aos outros dois candidatos à prefeitura do município, Dr. Eduardo (PSB) tem 1,9% das intenções de voto, enquanto Robinson Ayres (PSOL) é escolhido por 0,5% dos entrevistados.
Os eleitores que não pretendem votar em ninguém, que apontam o voto em branco ou nulo somam 7,9%. Os que não souberam, não responderam ou se disseram indecisos são 13,7%.
Espontânea. A vantagem de Sebastião Quintão também é grande na pesquisa espontânea, em que os eleitores podem citar livremente os nomes, sem o auxílio de uma lista. Nesse caso, o peemedebista é lembrado por 37,7% dos eleitores, enquanto Roberto Carlos é citado por 7,5%. Cecília Ferramenta fica em terceiro, com 5% das intenções de voto, enquanto Daniel Cristiano registra 4,6%. Completando o levantamento, Dr. Eduardo tem 1%, e Robinson Ayres é apontado por 0,2% dos eleitores entrevistados pelo instituto.
Na espontânea, os que indicaram que não votarão em ninguém e os que apontaram votos em branco ou nulos são 14%. Os que não souberam, não responderam ou se disseram indecisos são 30%.
Rejeição. O instituto também mediu a rejeição do eleitorado a cada um dos candidatos que concorrem ao comando da cidade. A prefeita Cecília Ferramenta lidera o quesito. Os números mostram que 50,1% dos eleitores não votariam na petista em nenhuma hipótese. Já Sebastião Quintão é rejeitado por 11,7% dos eleitores de Ipatinga. Robinson Ayres é citado por 6%, Roberto Carlos tem rejeição de 2,4%, e Dr. Eduardo não receberia o voto de 1,7% dos pesquisados, mesmo índice obtido por Daniel Cristiano.
No questionamento, 10,8% dos eleitores afirmaram que não rejeitam nenhum dos candidatos, que pretendem votar em branco ou anular o voto. Os que não souberam, não responderam ou se disseram indecisos são 15,5%.
Avaliação de governo. O instituto DataTempo/CP2 também perguntou ao eleitorado de Ipatinga sua avaliação sobre a administração da prefeita Cecília Ferramenta. Os números mostram que 75,1% dos ipatinguenses desaprovam a gestão atual da cidade. Os que aprovam o trabalho que vem sendo realizado pela petista são 17% dos entrevistados. Outros 7,9% dos eleitores disseram não saber ou não quiseram responder a essa pergunta.
