20160310_100928
Na manhã desta quinta-feira, 10 de março de 2016, no auditório da 85ª Cia PM de Timóteo, aconteceu o lançamento do Projeto REDE DE ESCOLAS PROTEGIDAS, que alcançará 78 escolas da rede pública e particular de Timóteo, Marliéria e Jaguaraçu.
O Projeto está baseado na Constituição Federal, que em seu Artigo 144 diz que a segurança pública é DEVER DO ESTADO E RESPONSABILIDADE DE TODOS e busca estabelecer uma parceria da Polícia Militar e demais órgãos de Defesa Social para atuação no ambiente escolar.
IMG-20160310-WA0084

Nesta primeira fase do projeto foram designadas nesta manhã cada equipe policial que estará atuando em uma escola específica, aumentando o vínculo com diretores, professores, alunos e demais funcionários, estabelecendo uma relação de amizade que irão favorecer ações de educação e prevenção à criminalidade, dentro e fora da escola.
Nas fases seguintes serão estabelecidos locais de referência para atendimento do policiamento comunitário no ambiente escolar, além de serem buscadas medidas para melhorias de condições físicas da escolas que necessitarem de projetos de melhoria estrutural.

A participação da comunidade de entorno da escola é muito importante e uma das ações do Projeto é denominada “Se essa escola fosse minha”, buscando criar o sentimento de pertencimento da comunidade com a escola.
Além do lançamento do projeto, nesta manhã a 85ª Cia PM divulgou as metas de outras ações ligadas ao ambiente escolar, como a meta do PROERD 2016, Torneio Integração, Ciclo de Palestras, Patrulha Escolar e apoio às outras ações e campanhas sociais.

A reunião contou com a presença expressiva da maioria dos Diretores e Diretoras da escolas, com as Secretárias Municipais de Ensino das três cidades, Vereadores e da Superintendência Regional de Ensino, além do Presidente do CONSEP Intermunicipal de Jaguaraçu Marliéria e Timóteo e da Fundação APERAM ACESITA que participam como importantes parceiros na execução desse projeto.

PMMG – Fotos PM