O verão só começa na próxima sexta-feira (21), mas diversas cidades brasileiras têm registrado altas temperaturas ao longo dos último dias. Dois casos surpreendentes relacionados ao calorão repercutem pelas redes sociais: uma cidade no Paraná registrou sensação térmica de 81ºC nessa terça-feira (18), enquanto no Rio de Janeiro uma caixa d’água teria derretido por ficar exposta ao sol. Por lá, a sensação chegou a 52ºC. Em BH, esta terça foi o dia mais quente de dezembro – até agora: termômetros anotaram 32, 6ºC.

BHAZ conversou com o meteorologista Claudemir de Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para entender o calor que já virou assunto nas redes sociais. O especialista explica que a condição é típica dos três últimos meses do ano. “De outubro a dezembro é comum fazer esse calor que sentimos nos últimos dias. De agora em diante, no entanto, o calor tende a diminuir por conta de pancadas de chuvas que podem atingir diversas regiões, tanto na capital quanto no Sul, no Oeste e no Alto Paranaíba”, disse.

Azevedo ainda conta que no fim de semana, o tempo deve ficar instável em BH e que podem ocorrer pancadas de chuva. “No fim de semana, os termômetros devem registrar máxima na casa dos 29ºC, 30ºC. É possível que tenhamos pancadas de chuva principalmente durante a noite e a madrugada”, conta. “Para amenizar o calor, o ideal é que as pessoas se hidratem, bebam bastante água e usem roupas adequadas, mais leves. Evitar exposição direta ao sol é outra medida para amenizar o calor”, afirma.

“Sensação térmica” de 81ºC no Paraná

Na cidade de Antonina, no litoral do Paraná, termômetros marcaram 44ºC por volta das 16h dessa terça-feira (18). E a sensação térmica chegou a 81ºC, como aponta o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Claudemir Azevedo explica que o número é resultado de um cálculo que utiliza fórmulas matemáticas e ensina: “Sensação térmica está mais relacionada a baixas temperaturas, quando falamos de números altos usamos a expressão ‘índice de calor’”, conta. “Esse índice é calculado com base na temperatura, na velocidade do vento e na umidade relativa do ar”, explica.

Bhaz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui