Um trecho de 200 metros de um viaduto na rodovia A10, na cidade italiana de Gênova, desabou nesta terça-feira, informou o corpo de bombeiros local. O colapso parece ser “uma imensa tragédia”, disse o ministro italiano dos Transportes, Danilo Toninelli, pouco antes de uma agência de notícias local informar que há “dezenas” de mortos. No entanto, outros veículos da imprensa italiana falam em pelo menos 11 vítimas fatais. De acordo com a “Ansa”, entre elas está uma criança. O incidente deixou cinco feridos.
“Estou sendo informado com grande apreensão sobre o que aconteceu em Gênova, que parece ser uma imensa tragédia”, disse Toninelli no Twitter.
Nas redes sociais, circulam imagens que mostram a ponte partida, com vários veículos no solo, em meio a uma neblina que domina a zona industrial e uma forte chuva. Em um dos vídeos, é possível ver parte do viaduto caindo, enquanto o homem que filma grita em desespero.
Uma testemunha disse à emissora “Sky Italia” que viu “oito ou nove” veículos na ponte quando parte dela desabou. A pessoa descreveu a cena como “apocalíptica”.
De acordo com os bombeiros, a ponte Morandi desabou ao meio-dia (7h de Brasília).
“Os bombeiros participam, assim como as equipes de resgate com cães farejadores”, anunciou o corpo de bombeiros no Twitter.

A rodovia, de 100 metros de altura, foi construída na década de 1960 e passou por reformas em 2016. No trecho que cruza a região de Gênova, a via possui longos túneis e viadutos.
Logo depois, a agência de notícias Adnkronos da Itália citou um porta-voz do serviço de emergência que estimava que dezenas de pessoas haviam morrido.
Extra