E-Farsas

Será que os vídeos mostrando fábricas clandestinas de ovos falsos na China são verdadeiros ou falsos?

Os vídeos começaram a se espalhar através de grupos do WhatsApp na segunda quinzena de junho de 2018 e rapidamente ganhou vários compartilhamentos também no Facebook e no Twitter! Neles podemos ver o que parece ser uma fábrica de ovos de plástico!

De acordo com o texto que circula juntamente com os vídeos, a polícia chinesa teria fechado uma fábrica que fazia ovos artificiais a partir de materiais plásticos e resíduos humanos não comestíveis. A empresa (cujo o dono já havia sido preso) estaria exportando esses ovos falsos para todo o mundo e o texto pede para que isso seja compartilhado para avisar a todos do perigo de se consumir esse “alimento” inadvertidamente.

Será que esses vídeos são reais? Será mesmo que a China está exportando ovos de plástico para o mundo todo?

Assista aos vídeos com as denúncias e veja o que descobrimos:

Verdade ou mentira?

Um dos vídeos foi feito em Dubai, em abril de 2018, e não tem nada a ver com a China. Na época, as autoridades locais explicaram que os ovos são de verdade e que a sua aparência “plastificada” se deve ao fato do alimento não estar muito fresco.

Quanto ao outro vídeo, trata-se realmente de uma fábrica de ovos falsos, mas antes que você se preocupe, a fábrica é de ovos de brinquedo!

O ovo é um tipo de massa de modelar, uma versão coreana da nossa Amoeba. Perceba que a marca da fábrica aparece na embalagem do produto:

Rótulo que aparece ao lado de um dos funcionários mostra que o produto é um brinquedo de uma fábrica coreana! (foto: Reprodução/YouTube)

No vídeo a seguir podemos ver uma oriental brincando com o bagulho:

Conclusão

Os vídeos que circulam através de grupos do WhatsApp não são de fábricas clandestinas de ovos falsos para o consumo humano! Tratam-se de vídeos de situações diferentes e  filmados em países diferentes.

E-Farsas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui