Um artista cristão envolveu-se em polêmica ao exibir um quadro de um Papai Noel crucificado em frente à maior catedral católica de Nova York no final de semana.

Robert Cenedella, de 77 anos, foi para a frente da Catedral de São Patrício, na Quinta Avenida, onde centenas de pessoas foram para assistir as missas natalinas. Alguns dos fiéis ficaram irritados e não gostaram da atitude.

“Este é o momento do ano em que eu conseguiria chamar mais a atenção das pessoas, esperando que elas entendam a mensagem: Coloque Cristo de volta ao Natal”, explica Cenedella, que é professor na escola de arte Students League. “A cada ano, o Natal tem menos a ver com a religião, acaba sendo apenas uma festa comercial”.

Enquanto alguns paravam para tirar fotos junto ao quadro, a maioria dizia estar bem consciente de que o objetivo do Natal é lembrar o nascimento de Jesus Cristo.

“Todo mundo sabe que o Natal está comercial demais”, disse Cassie Brauer, 39, de Illinois. “Não precisamos de uma pintura feia dessas para nos dizer isso”.

Cenedella disse que teve a ideia há 20 anos. O quadro original ele pendurou na janela da Students League. Na ocasião, Bill Donohue, presidente do grupo Anti-difamação da Liga Católica, escreveu uma carta para a escola, reclamando que a obra de arte era “desnecessariamente ofensiva, especialmente nesta época do ano”.

Desde 1997, Donohue hoje é um aliado do artista. “Esta ano ele veio me dizer que agora entende o que eu estava querendo dizer com a pintura”, disse Cenedella. A nova versão da pintura também está gerando críticas.

Ele a exibiu na Central Park Fine Arts, mas por causa dos protestos, a peça for retirada da exibição. O artista diz estar decepcionado com a falta de apoio dos cristãos que conversaram com ele na porta da catedral. Com informações NY Daily News

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui