
Moradores do Bairro Petrópolis, integrantes da Comissão de Regularização Fundiária, tiveram o primeiro encontro com a nova administração de Timóteo, visando debater encaminhamentos em relação as demandas do bairro. Alem da legalização de moradias sem título de propriedade, a reunião realizada na última quinta-feira, 19, com o Vice-prefeito e secretário de Planejamento, Carlos Vasconcelos, também debateu outras melhorias e implantação de serviços inexistentes no bairro.
Segundo Carlos Vasconcelos existe esta demanda no Bairro Petrópolis, que passa principalmente pela questão da propriedade dos terrenos pelos moradores e para isso foi constituída a comissão. “Já foi identificado que essa questão da regularização fundiária tem que definir um modelo, apesar dos levantamentos que já foram feitos e que continuam a ser realizados em relação a área, ao dimensionamento dos terrenos e das demandas”, lembrou Carlos Vasconcelos.
O debate envolvendo a secretaria de Planejamento e o setor de Habitação do município com a Comissão do Petrópolis foi amplo. “Não é só a questão da regularização fundiária. A gente tem que tratar deste assunto e desenhar o bairro porque há uma demanda emergente lá que é o uso da água. Não tem a água para a coletividade. A água tratada não chega pela Copasa”, destacou o vice-prefeito. Os moradores usam cisternas para abastecimento de água e o sistema de fossas para o esgoto, o que não traz confiabilidade. Em alguns locais, com frequencia são usados caminhões pipa para abastecimento das residências.
Durante a reunião foi proposto pela comissão o encaminhamento de solicitação junto a COPASA, para uma solução em relação ao fornecimento da água no bairro. “Uma situação interessante é que já tem uma concessionária que é a CEMIG, que atua no bairro com toda a infra estrutura disponibilizando energia elétrica. Porque a outra concessionária não pode tambem fazer o mesmo?”, questinou Carlos Vasconcelos. Para o vice prefeito, não há a necessidade da regularização fundiária para a prestação do serviço de abastecimento de água já que o bairro possui ruas, as residências possuem números e tem cadastro no município.
O Secretário de Planejamento, Carlos Vasconcelos, informou que a Regularização Fundiária vai continuar sendo feita visando a legalização da propriedade dos terrenos. Destacou que outros serviços necessários lembrados pelos moradores durante a reunião, terão encaminhamento agora, incluindo essa intervenção junto a Copasa para garantir o fornecimento de água no bairro. Outras solicitações como a mudança de local de funcionamento da Unidade de Saúde do bairro e implantação de uma creche estão em análise. A próxima reunião da Comissão de Moradores do Bairro Petrópolis está agendada para o dia 23 de fevereiro.