Acompanhado do secretário Gilmar Luciano Alves (Serviços Urbanos e Meio Ambiente), o prefeito de Ipatinga, Sebastião Quintão, recebeu nesta terça-feira (24), em seu gabinete, a visita dos ambientalistas Flamínio Guerra Guimarães e José Ângelo Paganini, presidente e vice do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (CBH-Piracicaba). Eles foram oferecer seus préstimos à nova administração da cidade quanto à captação de recursos para operacionalizar ações do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Elaborado integralmente com recursos oriundos da cobrança pelo uso da água na Bacia do Rio Piracicaba, o documento norteia as políticas públicas no setor de saneamento para os próximos 20 anos.

Dizendo-se um “apaixonado pela terra”, o prefeito ressaltou ter todo o interesse de mobilizar sobretudo o homem do campo para integrar-se às iniciativas de preservação dos cursos hídricos, dos quais dependem em seu dia-a-dia para as mais diversas atividades. O prefeito se dispôs a liderar um movimento junto às Associações Microrregionais de Municípios para criação de células de integração que possam maximizar os efeitos das medidas planejadas.

A Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba tem 5.465,38 Km² de área, representando cerca de 1% do território do Estado de Minas Gerais. O rio possui 241 Km de extensão. Nasce em Ouro Preto e segue até a divisa de Ipatinga e Timóteo, onde se encontra com o rio Doce. Aproximadamente, 800 mil pessoas vivem na Bacia do Piracicaba, que compreende 21 municípios.

PMI