WT
Reprodução

No dia 25 de dezembro de 2016, foi reaberto ao povo de Ipatinga e toda a Diocese a Igreja de Nossa Senhora da Esperança, Tombada pelo patrimônio histórico de Ipatinga em 1981. 

Originalmente a Igrejinha do Horto seria uma obra provisória, construída na localidade de Córrego de Nossa Senhora, hoje bairro Horto.

Na missa de reabertura da Igreja após a restauração, dom Marco Aurélio, destacou a importância de ser templo, e ressaltou que o único templo de Deus é Jesus Cristo que habita em cada um de nós. Continuou: Devemos fazer com que esse templo seja conhecido por todos na simplicidade de um filho que guarda em si o legado do Pai que busca através dos batizados um mundo de Justiça e Paz. Novas expectativas, novas esperanças. Concluiu.

Por solicitação do administrador paroquial e anseio dos paroquianos e aprovação do conselho Presbiteral, Dom Marco Aurélio decretou através de instrumentos diocesano, Nossa Senhora da Esperança padroeira de todas as comunidades das paróquias de Ipatinga. Visto que a Igreja de Nossa Senhora da Esperança foi à primeira Paróquia de Ipatinga.

Na mesma noite de domingo, 25 de dezembro , a comunidade paroquial de Nossa Senhora da Esperança reunida em torno de seu bispo, Dom Marco Aurélio, em missa festiva, por ocasião da reabertura da sua igreja Matriz a comunidade paroquial e civil de Ipatinga, anunciou aos paroquianos que a Paróquia terá um novo pároco. O Padre Rogério Baumann Hernandes irá tomar posse em data a ser marcada com a disponibilidade do bispo e agenda da diocese. O neo-pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Esperança vem da paróquia de São Domingos Gusmão de São Domingos do Prata, onde até o momento responde como pároco.

Padre Elder Luiz Silva, aposentado por invalidez devido a sua doença, não pode mais assumir nenhuma função, ficando como vigário emérito, ou seja, aposentado. Dom Odilon Guimarães Moreira após a saída de Padre Elder para tratamento, assumiu como administrador paroquial e ficou por 04 anos trabalhando em Ipatinga. 

Pascom – Horto.