igreja-do-horto

Será reinaugurada no domingo de Natal (25/12), em missa presidida pelo bispo Dom Marco Aurélio Gubiotti, às 19h30, a histórica Igreja do Horto, no bairro de nome homônimo, em Ipatinga. O templo está em reforma desde 1º de janeiro deste ano. O custo da obra é de aproximadamente R$ 800 mil, sendo que 10% deste montante foi custeado pela Prefeitura de Ipatinga. O restante do valor foi arrecadado pela boa ação e solidariedade dos féis da comunidade Nossa Senhora da Esperança, que arcaram com a despesa a partir do pagamento mensal de carnê. Algumas doações também foram arrecadadas, o que ajudou a manter vivo um importante marco da história de Ipatinga e do Vale do Aço, haja vista que a Igreja do Horto foi tombada pelo município como patrimônio histórico cultural.bispo-emerito-dom-odilon

Na missa de domingo, o bispo Dom Marco Aurélio também irá anunciar que Nossa Senhora da Esperança, padroeira da Paróquia do Horto, passará também a ser padroeira de Ipatinga, conforme aprovação do Conselho Presbiteral Diocesano.

O bispo emérito Dom Odilon Guimarães Moreira, administrador da Paróquia Nossa Senhora da Esperança, foi o responsável por acompanhar a obra de restauração da Igreja do Horto. O templo foi erguido pela empresa Usiminas, em 1959, em apenas 12 dias. Toda a estrutura era de madeira. Com o tempo, porém, ele sofreu avariais naturais. Após reformas paliativas, viu-se a necessidade de investir em uma profunda reestruturação da igreja. Entretanto, algumas riquezas histórias foram mantidas, como algumas estruturas de madeira. Um dos marcos simbólicos também foi preservado: o tronco de uma árvore com a raiz posicionada para cima, no altar da Igreja.

Fonte: Pastoral da Comunicação – Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano
Texto: Bruno Jackson