
A emoção tomou conta do público que compareceu ao Parque Ipanema para prestigiar a II Cantata de Natal da Educação. Neste ano, os estudantes das escolas municipais apresentaram o espetáculo “Natal no País do Samba”. O tema foi especialmente escolhido para homenagear o estilo, genuinamente brasileiro, que completa 100 anos de gravação da primeira composição no Brasil.
Por meio da música, teatro e dança, cerca de 450 alunos da Educação Integral de Ipatinga contaram a tradicional história do nascimento do menino Jesus apresentando um repertório com canções como, “Brasileirinho”, de Waldir de Azevedo, e “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso.
Na avaliação da secretária municipal de Educação, Leida Tavares, a cantata é uma grande celebração do trabalho desenvolvido ao longo do ano, por meio das oportunidades educativas implementadas na rotina escolar da rede municipal. “É um momento de grande alegria para todos nós. Vemos a qualidade do trabalho realizado por nossos educadores dentro e fora das escolas”, destacou a secretária.
Ainda de acordo com Leida Tavares, a Educação Integral é a visão de que a Educação deve atender a todas as dimensões do desenvolvimento humano. “Realizamos uma grande transformação na rede municipal ao longo dos últimos três anos para estimular os aspectos físico, simbólico, social, intelectual e afetivo de nossos meninos e meninas. Nosso objetivo é contribuir para a formação de seres humanos capazes de intervirem positivamente no mundo em que vivem”, definiu a gestora.
Emoção
Esta foi a segunda participação do aluno Deyglison Alison Silva, de 14 anos, na cantata. Para ele, este ano foi ainda mais especial, pois os estudantes puderam aprender a tocar outros instrumentos. “Toquei percussão no ano passado e neste ano participei do grupo da flauta. Agora vou me preparar pra tocar saxofone na próxima apresentação”, contou o estudante da Escola Municipal Márcio Andrade Guerra, do bairro Veneza.
A Cantata de Natal da Educação reuniu familiares de estudantes da rede municipal que, a exemplo de Maria Lúcia de Oliveira, de 56 anos, compareceram para assistir a apresentação dos netos. “Fiquei surpresa com a qualidade do espetáculo. Tudo pareceu ser preparado com muito carinho para nós, como as músicas. Foi emocionante ver essa história que todos conhecem contada de forma diferente, cheia de ritmo”, elogiou a avó de Ana Laura de Oliveira, 12 anos, aluna da E.M. Altina Olivia Gonçalves, do Iguaçu.
Desenvolvimento integral
“O que assistimos aqui hoje é o resultado de um trabalho de um ano inteiro desenvolvido na Educação Integral. Estou muito orgulhosa em ver a dedicação dos alunos”, relatou Ana Cristina Jesus Santos Soares, de 41 anos, que prestigiou a apresentação da filha Ana Vitória, 9 anos. Ela também conta sobre os aspectos observados no desenvolvimento da menina. “Ela está mais organizada e comprometida com os horários de estudo, após o início das aulas de balé. Este processo foi tão natural que, neste ano, as notas melhoraram”, contou orgulhosa.
“Quero que o projeto continue pra que eu possa aprender ainda mais”, completou Ana Vitória, estudante da Escola Municipal Henrique de Freitas Badaró.
Calendário
A realização da Cantata de Natal simboliza o encerramento das atividades do ano letivo de 2016. Pais de alunos da rede municipal devem estar atentos ao calendário escolar. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a divulgação do resultado das avaliações finais está prevista para o próximo dia 22 de dezembro.
por SECOM/PMI

