
Após mais de 14 mil entrevistas ao longo de 16 anos, o apresentador Jô Soares se despediu do programa homônimo nessa sexta-feira (16/12). O episódio contou com a participação do cartunista Ziraldo, que ao longo dos anos foi o convidado que mais deu entrevistas para Jô Soares (24 no total).
Vestindo um terno branco, ele abriu o programa de forma descontraída: “Estamos estreando”, brincou. Jô entrou no palco e foi ovacionado pelo público, que o aplaudiu de pé. Em seu discurso inicial, contou que não costuma se assistir na TV. “Não aguento me ver porque, quando me vejo, me sinto gordo.”
Em seguida, um discurso de agradecimento para os convidados da noite. Diferente do que ocorria nas gravações normais, a do último programa não contou com platéia de estudantes ou caravanas do interior. Sentados alí, celebridades, convidados da Globo, de Jô e de sua equipe, aplaudiam cada homenagem.

Jô se emociona na gravação do seu último programa
Nos intervalos, as telas do estúdio mostravam os melhores momentos da carreira do apresentador. Durante a entrevista com Ziraldo, Jô lembrou a época da ditadura, quando chegou a ser censurado, e fez uma brincadeira com a plateia. “Vamos repetir? O lado direito fala ‘bun’ e o da esquerda fala ‘da’. Isso foi proibido na época”.
Teve alfinetada também. Ele lembrou a reação enfurecida de Boni, então chefe da emissora, quando ele decidiu trocá-la pelo SBT. Boni proibiu a veiculação de comerciais com o apresentador na Globo. Jô, então, respondeu com um artigo no Jornal do Brasil e um discurso na entrega do Troféu Imprensa. Então, os comerciais voltaram a ser exibidos.
“Quero agradecer particularmente a Silvio Santos, que abriu esta porta para mim. Este programa mudou a minha vida“, disse.
Ao final, Jô exibiu um trecho da entrevista que fez com Roberto Marinho, exibida na estreia do “Programa do Jô” na Globo, em 2000. “Estou encantado, pela sua popularidade, pela sua credibilidade, estou satisfeitíssimo de ter você aqui”, diz o empresário.

O último convidado do programa, Ziraldo, esteve no programa 24 vezes