O evento acontece na sede da entidade, que fica localizada à Rua Viçosa, 335, bairro Ana Malaquias, a partir das 10h.

Aberto à comunidade, a Festa da Família Apaqueana  abrangerá os recuperandos, familiares, voluntários e representantes das instituições e empresas parceiras. Dentro da programação, estão previstas celebrações ecumênicas e palestras educativas sobre o Método Apaqueano e o Sistema Presidiário. Haverá ainda momentos de reflexão e de confraternização, além de serem disponibilizadas atividades recreativas para as crianças.

A Festa da Família é um dos elementos que compõem o Método Apaqueano, tendo por objetivo promover o resgate dos vínculos familiares e a socialização dos recuperandos e de suas famílias com a sociedade,  melhorar a autoestima dos recuperandos e buscar desenvolver valores éticos, morais e sociais. “Fazemos um convite à população para participar das atividades para conhecer nosso trabalho de restauração de vidas”, convida José Carlos de Paula, presidente da APAC de Timóteo.

APAC

Criada em 2007, a APAC de Timóteo se dedica à recuperação e reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade. O trabalho é feito com base num método de valorização humana, que tem como perspectiva a proteção da sociedade a partir da recuperação do condenado, promoção da justiça e o socorro às vítimas.

A principal diferença entre a APAC e o Sistema Prisional Comum é que na APAC os próprios recuperandos (presos) são co-responsáveis pela sua recuperação e manutenção do espaço em que cumprem a pena.   O espaço é denominado de Centro de Reintegração Social (CRS), que, em Timóteo, foi inaugurado em dezembro de 2015.

A segurança e disciplina do local são feitas com a colaboração dos recuperandos, tendo como suporte os funcionários e voluntários da entidade, sem a presença de policiais e agentes penitenciários. Cerca de 80% dos recuperandos pelo Método APAC não volta a cometer crimes.

Fonte : PMT