
A equipe do Programa de DST/Aids, da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma blitz para conscientização da população no dia 1º de dezembro, dia mundial de luta contra Aids na manhã desta quinta-feira (01). O evento aconteceu com apoio da Policia Militar na Avenida Acesita, no bairro Primavera, e foram distribuídos panfletos informativos e 1250 preservativos.
Os condutores de veículos foram orientados sobre a doença e formas de prevenção. A Aids é uma doença sexualmente transmissível, mas pode ser adquirida também através de compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente, no uso de droga injetáveis, na reutilização de materiais perfurocortantes com a presença de sangue e fluidos.
A enfermeira Eunice Silveira, ressalta a importância deste momento: “é muito importante que a população entenda que o vírus HIV esta circulando em nosso meio, mesmo que a Aids não deixe mais tantos sintomas visíveis, como emagrecimento extremo e queda de cabelos, o vírus está em alta circulação, sobretudo entre os jovens na faixa etária de 20 a 35 anos. Pessoas aparentemente saudáveis muitas vezes podem estar propagando a doença sem ao menos saber”.
Além da Aids, uma outra doença tem preocupado a equipe de saúde e o Brasil. A sífilis que também é uma doença sexualmente transmissível, e no último ano, aumentou em pelo menos 90% o número de casos da doença entre adultos. A enfermeira lembra ainda que a sífilis é porta de entrada para outras Infecções Sexualmente Transmissíveis IST, aumentando ainda mais o risco de contaminação com o vírus HIV.
“A utilização de preservativos em todas as relações sexuais é a melhor forma de prevenir a doença. E, fazer o teste de HIV e Sífilis é a melhor forma para saber se tem a doença para trata-la adequadamente. Faça o teste: é fácil, é rápido é gratuito”, salienta a enfermeira.
Teste
O teste pode ser feita toda segunda-feira, de 8h às 10:30, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) localizado na Unidade de Saúde do bairro Primavera (Av. Acesita, 1.560). O teste rápido é realizado para detecção de Hepatites B e C, Sífilis e HIV (Aids). O resultado fica pronto em 15 minutos, após a coleta de pequena mostra de sangue.