Aciati/CDL

Um público praticamente feminino, de cerca de 200 pessoas, participou na noite desta terça-feira, no Hotel Metropolitano, do Encontro Regional da Mulher Empreendedora. Três empresárias de diferentes segmentos e regiões do estado foram convidadas pelos Conselhos da Mulher Empreendedora da Aciati/CDL de Timóteo, Aciapi/CDL de Ipatinga, Acicel/CDL de Cel. Fabriciano e pelo SEBRAE a contar sobre suas gestões à frente de empresas de sucesso. 

Aciati/CDL

Cássia Miranda, diretora da Dommus Soluções Imobiliárias, abriu o ciclo de palestras. Contou sobre como fundou a imobiliária no ano 2000 e como foi para chegar a ser referência em seu segmento no Vale do Aço. Falou ainda sobre o momento que o mercado imobiliário vive e sua importância para a economia do país.

Em seguida, foi a vez de Luziana Lanna. De professora de inglês, hoje é dona de uma rede de 30 escolas de idiomas em Belo Horizonte, interior de Minas Gerais e São Paulo. Com o tema “Quem sabe faz a hora” fez uma palestra interativa, onde a plateia pode participar a todo instante, como num “ping pong”. Depois do jogo de perguntas e respostas, deixou uma lição. “A falta de autoconhecimento te impede de conhecer. Se está difícil, peça ajuda. Olhe para você, reconheça sua dificuldades. Quem sabe faz a hora”, disse. 

Por último, Mazé, da Mazé Doces, abriu sua palestra falando que “tudo é possível quando acreditamos e fazemos com amor”. De uma infância pobre, ela passou a produzir doces na cidade de Carmópolis de Minas para conseguir sustentar seus dois filhos. A pedido de um empresário da região começou a fabricar doces cristalizados e a partir daí, viu sua vida mudar. Com a ajuda do SEBRAE, abriu seu próprio negócio e hoje vende doces para diversas partes do país. Já planeja agora inaugurar uma rede de franquias, um e-commerce e uma nova unidade de produção. 

A mediadora do Encontro, a empresária e presidente do Conselho da Mulher Empreendedora da Associação Comercial de Minas Gerais, Yeda Fernal, falou um pouco sobre o papel da mulher na sociedade hoje e fez ainda perguntas para as palestrantes e presidentes dos Conselhos da Mulher Empreendedora: Eliane Neves, da Aciati, Fátima Sales, da Aciapi e Maria Angélica, da Acicel. 

Ao final do evento, as participantes puderam fazer perguntas para as convidadas e ainda participaram do sorteio de brindes. Uma noite de grandes aprendizados e principalmente, de inspiração. “Temos uma loja de roupas e estamos saindo daqui admiradas com tudo que ouvimos. Histórias de pessoas que começaram por baixo, e com apoio e orientações como do SEBRAE, conseguiram alcançar o sucesso. Que tenhamos mais eventos como esse na região. É um incentivo e tanto para continuarmos com nossa empresa, de pensarmos em alternativas, em inovação, principalmente em um momento de instabilidade como esse pelo qual o nosso país passa”, contaram as irmãs Pauline e Marina Reggiane. 

Fonte: Aciati/CDL