Na reunião de negociação ocorrida nesta 4ª-feira (23), a Aperam apresentou um nova proposta para renovação do Acordo Coletivo.
Pela proposta a inflação de 8,5% (INPC) será reposta, mas de forma parcelada. Porém, a partir do funcionamento do CPS (Centro de Promoção da Saúde) a partir de março/2017 os trabalhadores terão aumentado sua participação nos gastos com saúde.
Nem boa, nem ruim:proposta possível
Iniciamos as negociações salariais numa conjuntura extramente negativa para os trabalhadores. Se não bastasse a crise instalada pelos golpistas para tirar a Dilma Rousseff estamos que conviver com o judiciário que só toma decisões contra os trabalhadores e com o poder legislativo conivente com os pacotes de maldades do Temer.
Mas o pior de tudo é enfrentar a pouca disposição dos trabalhadores de irem à luta. Essa é uma barreira difícil de ser superada.
CAMPANHA ALONGADA X CAMPANHA RÁPIDA
A campanha salarial passada durou 8 meses. A direção do sindicato esticou a corda o máximo possível acreditando que os trabalhadores iriam à greve. Ao final das negociações, tivemos que ouvir várias críticas da campanha ter sido demorada.
Este ano mudamos a estratégia. Buscamos construir uma proposta mais perto da nossa capacidade de conquistá-la para só depois chamar assembleia. Buscamos uma negociação mais rápida.
