PMT

A Secretaria de Saúde de Timóteo divulgou na quinta-feira (03), o resultado do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2016. Segundo Luana Almeida, coordenadora da Vigilância em Saúde, o resultado foi de 2,5%, o que deixa o município em situação de alerta. A pesquisa apontou ainda, a regional leste do município como a área com maior número de focos .

A pesquisa realizada de 18 a 21 de outubro de 2016 apontou 32 imóveis com focos cuja análise de larva foi positiva. Ou seja, mesmo em período seco, foram encontrados focos do mosquito com identificação positiva de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Zica, Dengue e Chicungunya.

Os agentes de endemias encontraram maior número de focos em reservatórios como tambores, caixas d’água na superfície do solo, onde os moradores costumam armazenar água. Esse tipo de depósito representa 37,5% dos locais pesquisados. Em segundo lugar estão os pequenos depósitos como latas, descartáveis plásticos, bebedouros de animais e reservatórios de geladeira. O terceiro local com maior número de focos foram os lixos, entulhos e sucatas com 18,8%.

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Luana Almeida pede aos moradores que não se descuidem. “É importante observar que o período chuvoso e o calor intenso são fatores que aceleram a procriação do mosquito. A vistoria no quintal deve ser prioridade”, frisa.

Fonte : PMT