image (5)

São PauloPaulo Penido Pinto Marques, conselheiro da Usiminas, morreu na madrugada desse sábado (13), aos 59 anos, após sofrer um ataque cardíaco. Penido era formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Antes de ingressar no conselho da siderúrgica mineira, onde ocupou até o início do ano passado a presidência, Penido foi vice-presidente de Finanças, Relações com Investidores e Tecnologia da Informação da empresa. O executivo também atuou como diretor de Finanças, Relações com Investidores e Administrativo da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).

No Conselho da Usiminas, Penido era um dos três nomes indicados ao colegiado pela Nippon Steel, sócia controladora da companhia ao lado da Ternium – há mais de dois anos as duas empresas travam uma briga societária. 

Penido ganhou os holofotes em setembro de 2014, quando ocupava a presidência do conselho da siderúrgica mineira, e exerceu o voto de Minerva que destituiu os três diretores da empresa que eram indicados pela Ternium, incluindo o até então presidente, Julián Eguren. Esse fato fez eclodir a disputa entre a ítalo-argentina Ternium e a japonesaNippon. O conflito saiu da esfera interna da empresa e ganhou o foro judicial, marcando uma das maiores brigas entre acionistas já vista no Brasil. Até agora não há acordo entre as empresas.

Carreira. Antes da CSN, Penido foi presidente do Conselho de Administração da Transnordestina Logística; presidente do Conselho de Administração da Ita Energética; membro do Conselho de Administração da MRS Logística S.A.; membro do Conselho de Administração da Rio Negro Comércio e Indústria de Aço S.A.; membro do Conselho de Administração da Usiparts Sistemas Automotivos S.A.; e diretor de Finanças e Relações com Investidores da Embraer.

Por meio de nota, a Usiminas destacou que a presidência, a diretoria e os empregados lamentam o falecimento, ressaltando a importante contribuição de Penido para o desenvolvimento da companhia, como diretor de finanças e conselheiro.

O executivo morreu em São Paulo e o corpo foi transferido para Belo Horizonte. O velório acontece a partir das 7h deste domingo (14), no Funeral House. O sepultamento está marcado para segunda-feira, no cemitério Parque da Colina. Paulo Penido deixa esposa e quatro filhos. (Com Queila Ariadne)

Engenheiro elétrico atuou por 16 anos na siderúrgica

O engenheiro Paulo Penido entrou na Usiminas em 2000, aos 43 anos, como vice-presidente de Finanças, Relações com Investidores e Tecnologia da Informação. Em 2009, deixou a empresa e foi convidado pelo presidente da CSN, Benjamin Steinbruch, a ocupar a diretoria de Finanças, Relações com Investidores e Administrativo. Em 2012, voltou para a Usiminas.

Foi presidente do Conselho Administrativo até abril de 2015, mas ainda era conselheiro. Também foi membro do Conselho de Administração da Usiparts Sistemas Automotivos S.A..

 O Tempo