21_06_2013_05_23_13_894_

O dentista que atende na parte da tarde no Posto de Saúde do bairro Timotinho está sendo criticado pela atitude adotada diante do caso de uma usuária que procurou a unidade – aliás, por mais de uma vez – para tratar de uma dor em um dos  dentes. O irmão da usuária conta o que aconteceu:

“Minha irmã está com o dente inflamado, foi no Posto do Timotinho e o dentista que faz emergência só encaminhou ela para o Centro Odontológico. Chegando lá eles disseram para ela voltar no Timotinho pois o procedimento que deveria ser feito para aliviar a dor era abrir e limpar as cáries e fazer um curativo e “isto é obrigação do dentista que a encaminhou pra lá”. Só que ele não quer fazer isso. 
Fui informado que ontem (segunda-feira, 11/07) um rapaz chegou do mesmo jeito e nada foi resolvido. Fiquei sabendo, também, que o dentista que trabalha pela manhã tem um tratamento diferente, só que não atende paciente da emergência da tarde. O dentista que atendeu minha irmã não está fazendo o serviço para o qual ele ganha pra fazer. Já tem quatro dias que minha irmã não consegue dormir. Peço aos órgãos competentes pra poder acompanhar esse dentista que não quer fazer pelo que está recebendo pra fazer”.
O blog do Silas falou com a usuária na tarde desta quarta-feira (13) e ela disse que procurou o Posto de Saúde do Timotinho devido a uma forte dor em um dos dentes que a incomodava há muito, cuja intensidade não foi amenizada sequer com medicamentos considerados eficazes em casos de dor. A usuária disse que foi atendida pelo dentista em caráter de emergência, depois de “brigar” para não ficar de fora da lista de atendimentos do dia em que esteve ali, nesta terça-feira (12). A jovem afirmou que foi encaminhada pelo profissional ao Centro Odontológico, no bairro Funcionários e que, ao chegar ali, foi informada que teria que aguardar em uma fila de espera para ser atendida, já que o procedimento era um canal. Na mesma unidade foi informada de  que o dentista que a encaminhou teria que ter feito um curativo em seu dente para por fim à dor enquanto sua vaga era aguardada.
A usuária relatou que foi informada de que “não adiantava voltar ao Posto do Timotinho”, porque o dentista “não iria fazer o procedimento porque ele não faz”.
Diante da “certeza” de que o dentista não iria fazer o curativo, a usuária, “por dó”, teve o curativo feito no Centro Odontológico, onde retornou nesta quarta-feira.
A usuária disse que foi informada que as críticas quanto ao tratamento dispensado pelo dentista da parte da tarde no Posto de Saúde do Timotinho são recorrentes “e que não adiantaria procurar porque ele não iria fazer o que ela precisava que fosse feito”.

O outro lado

O Blog do Silas procurou o dentista na tarde desta quarta-feira para ouvir dele algo sobre a denúncia. O profissional confirmou que encaminhou a usuária para o Centro Odontológico, se limitando a comentar apenas isto, omo um procedimento normal diante do caso da usuária.

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.