
Ha…Então…Hoje vou falar dos idosos e deficientes aqui em Timóteo. Fui levar minha irmã para consulta com uma especialista em Fabriciano e não pagamos passagem, porém sei que esse direito é apenas para duas pessoas. Caso tiver outras pessoas idosas para fazer o mesmo que nós na cidade vizinha… teriam de pagar passagem. Na volta, fomos até a rodoviária de Fabriciano para sermos os dois únicos que não pagariam a passagem. Foi uma luta livre para entrar dentro do ônibus, havia muitos que, seja pela idade ou deficiência, queriam fazer uso de seu direito. Me preocupei com o motorista e o trocador… Alguém podia se machucar, lembrei de proteger minha irmã para não cair e machucar.
É visível quando pegamos ônibus e os idosos entram ajoelhando nos degraus dos ônibus. Esses degraus altos só um jovem sem problema físico consegue entrar normalmente. Deveriam os ônibus serem adaptados. Quando usamos os ônibus da UNIVALE para fazer consultas médicas em Fabriciano ou Ipatinga e pagamos passagem caso já tenha 2 idosos no ônibus. Engraçado porque as empresas podem justificar que são Intermunicipais… Intermunicipais com catraca? Porque cobram passagem integral dos idosos? Nos ônibus Intermunicipais caso os dois lugares já estejam ocupados, pagamos meia passagem. E a VALE? Qual a justificativa para os idosos não viajarem de trem? Sim, outro dia comprei uma passagem para minha vó de 95 anos e, sabendo das dificuldades de embarcar aqui, fui lá perguntar o que eles fariam para embarcar minha vó. A resposta: Se você sabia da dificuldade porque comprou a passagem? Ai voltei para casa com uma passagem a mais comprada para pegar o Trem em Ipatinga, já que minha vó queria andar de trem. Somos desrespeitados todos os dias nesses ônibus que limitam nossas viagens, e já estou percebendo o perigo para pegar ônibus que une o Vale do Aço. Idosos estão ficando revoltados com essas normas ou justificativas de Intermunicipais!
Ônibus que ligam cidades do VALE por não ter serviço em uma e o serviço é em outra cidade, sacrificam a população cobrando e humilhando os idosos. Quantos pegam medicamentos em Fabriciano todo mês na Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais que fica em Fabriciano? Idosos não precisam de reivindicar seus direitos na Justiça Federal lá no Canaã em Ipatinga? Não precisa pegar remédios de alto custos e de uso continuo em Fabriciano? Não precisam de médicos especialistas que existem somente em Fabriciano ou Ipatinga? Não precisam de tratamento e exames que existem somente no HMC?. Usamos um ônibus que tem catraca, que não é de viagem Intermunicipais… porque desde sempre as cidades são interligadas, tanto para trabalho, para lazer e saúde. A cidades não respeitam os idosos! Qual o problema de um cartão Metropolitano? Não vai onerar as empresas porque não vai ter mais ônibus circulando… Vai ter um VALE DO AÇO onde todas as pessoas são respeitadas e valorizadas! Precisamos dessas mudanças urgente, onde o CRAS de cada uma dessas prefeituras funcionem para valorização da vida dessas pessoas… Tenho dito isso aqui no CRAS de Timóteo. Pergunto: Por que as pessoas que tem um benefício do passe livre tem a palavra GRATUIDADE? Eu chamaria de DIFICULDADE! Fui lá nesse mês, apresentei meus documentos individuais, um comprovante de endereço, uma cirurgia feita e por que não serve ou não é suficiente? Exigem das pessoas que passem por uma reavaliação, dizendo que o atestado médico não tem a palavra “permanente”, que o CID não está atual. Pedem novamente xerox de todos meus documentos, como endereço, carteira de identidade, sendo que eles tem tudo isso numa pasta individual pra cada pessoa? Por que não usam o sistema do SUS? Podia apenas nos pedir prova de vida e endereço atual uma vez que o médico não coloca em nenhum atestado a palavra PERMANENTE e um CID de uma deficiência física que não altera. Que eu saiba o beneficio do passe livre é um acordo contratual com a Empresa de Ônibus e a Prefeitura da cidade. Esse acordo Contratual tem um objetivo importante de oferecer transporte coletivo aos cidadãos Timotenses com qualidade e dignidade. E ainda… Por que nos ônibus urbanos as pessoas idosas ou com dificuldades motoras têm que sujar as mãos, os joelhos apoiando no chão para entrar dentro dos coletivos? Esse contrato com as Empresas de ônibus das nossas cidades precisam ser revistos, avaliados e mudados!!!
Essa mulher e muito chata e esem educaçao.
Ja tive o desprazer de andar com essa senhora que fez esse comentariovai acima. Ela é grossa, sem educaçao, maltrata os funcionarios das empresas de onibus como se fossem culpados por estarem cumprindo ordens de quem paga. seus salarios. E como se nao bastasse tamanha grosseria ela ainda insita os demais portadores do direito a gratuidade a nao cumprirem as normais da lei q garante a gratuidade
Comments are closed.