samu-morte
Google

O número de acidentes no trecho do Morro da Usipa, que liga as cidades de Coronel Fabriciano (MG) e Ipatinga (MG), aumentou 33% no primeiro semestre deste ano, segundo a Polícia Rodoviária Estadual. Em 2015, de janeiro a maio, foram registrados 12 acidentes. No mesmo período deste ano, foram 16 registros.

Para o tenente Márcio Carvalho, comandante da Polícia Rodoviária Estadual, a principal causa dos acidentes no trecho é o excesso de velocidade, mesmo com as constantes realizações de patrulhamentos e blitz. “Neste trecho não há falta de sinalização. O que pode ser feito para melhorar, é a atuação da polícia em conjunto com o Departamento Nacional de Infra-estrutura (DNIT), para reativar a barreira eletrônica que se encontra próximo a Usipa e tentar instalar um novo radar mais acima do morro” afirma o tenente.

Para Márcio, as principais orientações para evitar acidentes no morro são: obedecer os limites de velocidade, manter o veículo em um bom estado de conservação e usar cintos de segurança. E, especificamente para os motociclistas, que são os mais vulnerareis na pista, a sugestão é evitar atos imprudentes e manter uma boa distância dos veículos que seguem à frente.

Em um dos casos registrados neste ano, um motociclista de 38 anos morreu após perder o controle da moto, quando passava pelo Morro da Usipa. Na queda, o homem fraturou braços e pernas. Ele chegou a ser socorrido e hospitalizado, mas não resistiu aos ferimentos durante uma cirurgia. Uma testemunha informou que o motociclista estava descendo o morro em alta velocidade.

G1 entrou em contato com o DNIT para saber se existe alguma previsão para religar a barreira ou instalar novos radares no trecho. Até o fechamento desta matéria não tivemos o retorno do departamento.

Do G1 Vales de Minas Gerais