
Muito emocionada e indignada, Elisângela, moradora de Timóteo, procurou o Blog do Silas para denunciar a prefeitura da cidade, à qual imputou a responsabilidade pelo agravamento do estado de saúde de sua mãe, Maria A parecida Dias Xavier que, de acordo com os médicos, está em fase terminal.
Veja o vídeo
A filha contou que a prefeitura “não vem dando a devida assistência e, ainda, nega o direito da paciente a um tratamento digno, não acatando as decisões da justiça sobre o assunto”.
Quem cuida de Maria Aparecida é seu marido, José Marta, que devota à esposa todo o carinho, apesar de ser portador de complicações cardíacas. Os filhos estão casados mas não deixam de assistirem à mãe, dando força ao pai.

Em conversa conosco após a gravação do vídeo, Elisângela lembrou que a prefeitura não tem fornecido a quantia suficiente de fraldas para a mãe, além do leite que ela consome. “Cada caixinha (do leite) custa R$19,90 e a gente compra em Ipatinga. Isso tudo sai do bolso da gente”, acrescentou a filha, que revelou que a mãe consome uma caixinha do leite por dia. “A prefeitura dá só o suplemento mas o leite que a gente precisa ela não fornece”, contou.
Familiares de Maria Aparecida, que moram fora do Vale do Aço, já foram comunicados da publicação desta matéria e se dispuseram a compartilhar nas redes “para que todos tenham conhecimento da omissão da prefeitura de Timóteo em um caso tão sério: a saúde de uma das moradoras da cidade”.
Sobre a doença
O que é Esclerose lateral amiotrófica – ELA?
A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença degenerativa do sistema nervoso, que acarreta paralisia motora progressiva, irreversível, de maneira limitante, sendo uma das mais temidas doenças conhecidas.
Sinônimos
ELA, Doença de Lou Gehrig, Doença de Charcot
Causas
Em cerca de 10% dos casos, a ELA é causada por um defeito genético. Nos demais casos, a causa é desconhecida.
Na ELA, os neurônios se desgastam ou morrem e já não conseguem mais mandar mensagens aos músculos. Isso finalmente gera enfraquecimento dos músculos, contrações involuntárias e incapacidade de mover os braços, as pernas e o corpo. A doença piora lentamente. Quando os músculos do peito param de trabalhar, fica muito difícil respirar por conta própria.
As causas também podem estar relacionadas aos seguintes fatores:
- Mutação genética. Várias mutações genéticas podem levar à doença herdada, que aparece quase idêntico à forma não herdada da doença
- Desequilíbrio químico. As pessoas com ELA têm, geralmente, níveis de glutamato mais elevados do que o normal. Essa substância é um mensageiro químico no cérebro, localizado em torno das células nervosas em seu fluido espinhal. O excesso de glutamato é conhecido por ser tóxico para algumas células nervosas
- Doença autoimune. Às vezes, o sistema imunológico de uma pessoa começa a atacar algumas das próprias células saudáveis do corpo por engano, o que pode levar à morte de neurônios também, por exemplo
- Mau uso de proteínas. Extraviadas proteínas no interior das células nervosas podem levar a uma acumulação gradual de formas anormais destas proteínas nas células, eventualmente, fazendo com que as células nervosas morram.
A ELA afeta aproximadamente cinco de cada 100 mil pessoas em todo o mundo.
Fatores de risco
Não existem fatores de risco conhecidos, exceto ter um membro da família que tenha a forma hereditária da doença, já que fatores genéticos parecem estar envolvidos nas causas de Esclerose lateral amiotrófica.
sintomas
Sintomas de Esclerose lateral amiotrófica
Os sintomas geralmente não se desenvolvem até depois dos 50 anos, mas podem começar em pessoas mais novas também. As pessoas com ELA têm uma perda gradual de força e coordenação muscular que finalmente piora e impossibilita a realização de tarefas rotineiras, como subir escadas, levantar-se de uma cadeira ou engolir.
Os músculos da respiração e da deglutição podem ser os primeiros a serem afetados. Conforme a doença piora, mais grupos musculares podem manifestar problemas.
A ELA não afeta os sentidos (visão, olfato, paladar, audição e tato). Ela raramente afeta o funcionamento da bexiga, dos intestinos, ou a capacidade de pensamento e raciocínio de uma pessoa.
Os sintomas incluem:
- Dificuldade para respirar
- Engasgar com facilidade
- Babar
- Gagueira (disfemia)
- Cabeça caída devido à debilidade dos músculos do pescoço
- Cãibras musculares
- Contrações musculares
- Normalmente afeta primeiro uma parte do corpo, como o braço ou a mão
- Posteriormente resulta na dificuldade de levantar objetos, subir escadas e caminhar
- Paralisia
- Problemas de dicção, como um padrão de fala lento ou anormal (arrastando as palavras)
- Alterações da voz, rouquidão
- Perda de peso.
diagnóstico e exames
Buscando ajuda médica
Procure assistência médica se:
- Tiver sintomas de ELA, principalmente se tiver histórico familiar da doença
- Você ou alguém tiver sido diagnosticado com ELA e os sintomas piorarem ou surgirem novos sintomas
- Maior dificuldade de deglutição, dificuldade para respirar e episódios de apneia são sintomas que requerem atendimento imediato.
Na consulta médica
Especialistas que podem diagnosticar Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) são:
- Clínico geral
- Neurologista.
Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:
- Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram
- Histórico médico, incluindo outras condições que o paciente tenha e medicamentos ou suplementos que ele tome com regularidade
- Se possível, peça para uma pessoa te acompanhar.
O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:
- Quando os sintomas começaram?
- Quais sintomas estão lhe causando maior preocupação?
- Qual a intensidade de seus sintomas?
- Você tomou alguma medida para aliviar os sintomas?
- Você tem histórico familiar de ELA?.
Diagnóstico de Esclerose lateral amiotrófica
O exame físico mostrará algumas deficiências físicas que podem estar relacionadas à ELA. Pode haver tremores, espasmos e contrações musculares, ou perda de tecido muscular (atrofia). Atrofia e contrações involuntárias da língua são comuns.
A pessoa pode ter um jeito de andar rígido ou desajeitado. Os reflexos são anormais. Há mais reflexos nas articulações, mas pode haver perda do reflexo faríngeo. Alguns pacientes têm problemas para controlar o choro ou o riso. Isso às vezes é chamado de “incontinência emocional”.
Possíveis testes incluem:
- Exames de sangue para descartar outras doenças
- Teste respiratório para verificar se os músculos do pulmão foram afetados
- Tomografia computadorizada ou ressonância magnética da coluna cervical para garantir que não exista uma doença ou lesão no pescoço, que pode ser semelhante à ELA
- Eletromiografia para ver quais nervos não funcionam corretamente
- Teste genético, se houver um histórico familiar de ELA
- Tomografia computadorizada ou ressonância magnética da cabeça para excluir outras doenças
- Estudos de condução nervosa
- Testes de deglutição
- Punção lombar.
tratamento e cuidados
Tratamento de Esclerose lateral amiotrófica
Não há cura conhecida para ELA. O tratamento para a doença começa com um medicamento chamado riluzol. O riluzol reduz a velocidade de progressão da doença e prolonga a vida do paciente.
Fisioterapia, reabilitação, uso de órteses ou de uma cadeira de rodas ou outras medidas ortopédicas podem ser necessárias para maximizar a função muscular e o estado de saúde geral.
A participação de um nutricionista é muito importante, pois os pacientes com ELA tendem a perder peso. A própria doença aumenta a necessidade de ingestão de alimentos e calorias. Ao mesmo tempo, os problemas de deglutição podem fazer com que seja difícil comer o suficiente.
Os dispositivos respiratórios incluem máquinas usadas somente durante a noite e ventilação mecânica constante.
Medicamentos para Esclerose lateral amiotrófica
Os medicamentos mais usados para o tratamento de esclerose lateral amiotrófica são:
Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.
convivendo (prognóstico)
Convivendo/ Prognóstico
Ajuda psicológico tanto para o paciente quanto para a família podem ajudar a lidar bem com ELA. Seguir corretamente as orientações médicas e o tratamento podem ajudar a melhorar a qualidade de vida do paciente e impedir que complicações ocorram.
Complicações possíveis
- Aspiração de comida ou líquido
- Perda da capacidade de cuidar de si mesmo
- Insuficiência pulmonar
- Pneumonia
- Escaras (úlceras de pressão)
- Perda de peso acentuada.
Expectativas
Não há cura para ELA. Com o tempo, as pessoas com ELA perdem progressivamente a capacidade funcional e de cuidar de si mesmas. O óbito em geral ocorre dentro de três a cinco anos após o diagnóstico. Cerca de 25% dos pacientes sobrevivem por mais de cinco anos depois do diagnóstico.
prevenção
Prevenção
Não há formas conhecidas para se prevenir ELA.
fontes e referências
- Clínica Mayo,Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Neurologia.
- Ministério da Saúde
- Sociedade Brasileira de Neurologia
Fonte: minhavida.com
Sabe o que mais me incomoda meses comentários, é que se você não conhece a pessoa não devia dar a sua opinião. Garanto que se fosse pra cobrar os impostos ela teria algum valor. Flavia eu conheço a D. Dias como eu a chamo, minha veinha. Uma pessoa encantadore que fez muito pelo outro. Me ajudou muito quando eu mais precisei. Você devia ir lá para conhecer e só depois julgar se é ou não tendenciosa a matéria.
que matéria tendenciosa….nada a ver uma coisa com a outra!
ESTE PREFEITO DE TIMÓTEO TEM QUE SER PRESO GENTE E ESTE VEREADORES AI QUE NÃO AGEM A FAVOR DESTA MULHER MISERICÓRDIA SERÁ QUE ELES NÃO TEM MÃE NÃO GENTE POIS ISTO PODE ACONTECER COM QUALQUER UM VOU PEDIR A DEUS EM MINHAS ORAÇÕES PRA MIM ESTAR PERTO DE VÇS ONDE TODOS TERÃO QUE DOBRAR O SEUS JOELHOS E PRESTAR CONTA A DEUS DAS SUAS NEGLIGENCIAS E FALTA DE AMOR COM O SER HUMANO POIS DEUS ESTÁ VENDO NOSSAS AÇÕES FIQUEM VÇS SABENDO DEUS ESTÁ DE OLHO EM VÇS
Em primeiro luga, precisa se saber o que é Esclerose Lateral Amiotrofica, para entender todo o processo. No caso do leite, ou alimentação interal quem fornece não é a prefeitura e sim a farmácia de autocusto e as fraldas também. Teria que acionar a farmácia de auto custo em Coronel Fabriciano. Se for o caso entrar com um processo contra o ESTADO e não a Prefeitura.
Comments are closed.