
Em dois meses morador perdeu setenta patos e um cachorro que beberam da água contaminada
Um morador da rua Pinho de Riga, no bairro Recanto Verde, enviou ao Blog do Silas um vídeo cujo conteúdo retrata a situação de um ribeirão que passa nos fundos de vários imóveis na via.
Assista ao vídeo
Após assistirmos à gravação, decidimos procurar o morador que nos deu detalhes do problema. Ele contou que a água do ribeirão tem apresentado uma cor avermelhada e nos mostrou algumas vegetações destruídas pela água, possivelmente devido à substância que a colore. Em uma área, nos fundos do quintal da residência do denunciante, vimos uma tubulação com água fétida e de mal cheiro que, segundo ele, é proveniente da área industrial do Limoeiro e de algumas empresas mais próximas ao local, na Pinho de Riga. O líquido é lançado na água e, a partir dai, fica clara a condição de poluído do líquido.
O morador disse que aquela água, “que vem do Distrito Industrial do Limoeiro”, tem sido responsável pela morte de várias criações suas, como patos, marrecos e até um cachorro. Após entrarem na água ou bebê-la adoecem e, com poucos dias, morrem. Para ele é preciso alguma providência por parte da prefeitura para solução do problema que diz respeito ao meio ambiente “e que é uma clara ameaça à saúde dos moradores da localidade”.
“O Meio Ambiente (Secretaria) vem aqui no bairro e multa as pessoas. Um dia destes eles vieram aqui e multaram meu colega em R$1.690,00 porque ele jogou uma terra lá e cortou uma árvore para fazer a casa dele. Mas o Meio Ambiente (Secretaria) não vem aqui ver a situação desta água. Esta água passa ai e ninguém fala nada”, disse o morador, repetindo que tinha perdido cerca de setenta patos porque tinham sido contaminados pela água.
Os moradores daquele trecho da rua, de fato, convivem com o risco de uma água que tem dado demonstração de estar contaminada com alguma substância nociva. Para o morador que acionou o Blog do Silas é preciso que os órgãos de defesa do meio ambiente forcem as empresas a tratarem os resíduos que são lançados na rede de esgoto que contaminam aquele ribeirão, cujas águas têm matado plantações e animais.
Quando retornávamos da entrevista, ao passarmos em outro trecho da rua Pinho de Riga, deparamos com uma água avermelha empossada às margens da via. Por que estava vermelha? O que está sendo lançado no curso da rede de esgoto?
Eu também so uma dae vitima desta poluição como presidente de bairro. Convoco o pessoal prejudicado a vir aqui. Em casa para nos reforçar a denuncia ou mim logar fone 986557509
É gente isso é Timóteo MG!!Esse ano é ano de eleições municipais vamos abrir bem os olhos.
Comments are closed.