imppp

Às 23h07, deputados federais chegaram aos 342 votos necessários para avançar com o processo de impedimento da presidente, que segue para o Senado

O voto de Bruno Araújo, do PSDB de Pernambuco, foi o 342° “sim” no plenário da Câmara dos Deputados para o prosseguimento do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Após seis horas de votação, às 23h07 deste domingo (17) foram alcançados os dois terços dos 513 deputados necessários para a aprovação do parecer de Jovair Arantes (PTB-GO). No momento do 342º voto, somavam-se 127 votos contra o impeachment e 6 abstenções e 2 ausências. A ordem de votação alternou parlamentares de Estados do norte e do sul do país.

Ao votar, os deputados tinham direito de fazer breves pronunciamentos de até 10 segundos. Muitos evocaram seus estados de origem, seus eleitores, o combate à corrupção e a necessidade de respeito ao Estado de Direito. Muitos outros aproveitaram o momento para fazer referências a suas famílias, amigos, netos, bisnetos, pais e causas variadas, como ciência, tecnologia, agronegócio, princípios cristãos, princípios evangélicos, a resistência contra a finada ditadura militar, a resistência contra uma suposta ditadura de esquerda.

Revista época