
O volume de chuvas que atingiu o Leste e Nordeste de Minas Gerais nos últimos dias deixou várias cidades em estado de alerta. A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (Cedec) diz que há risco de deslizamento em pelo menos 19 municípios da região. Segundo o Instituto Nacional de Metereologia, a previsão é de pancadas fortes de chuva para os próximos quatro dias.
O município de Ferros, com pouco mais de 10 mil habitantes, já decretou estado de calamidade pública devido às chuvas. Segundo a prefeitura, o Rio Santo Antônio transbordou, e a ponte foi levada pela chuva. Segundo o gestor de ação social, 10 casas foram destruídas, sendo que 550 pessoas estão desalojadas e 50 desabrigadas. Elas foram encaminhadas para escolas da região e para a secretaria de assistência social. Não houve feridos.

foram interditados
(Foto: Assessoria da Prefeitura de Ferros)
Já em Governador Valadares, o nível do Rio Doce atingiu 2,85m na manhã desta quinta-feira (21), e transbordou. Segundo a prefeitura, a cidade está em alerta vermelho. Os moradores estão sendo orientados a não ter contato com a água bruta do rio por causa dos rejeitos vindos da barragem de Mariana, que se rompeu em novembro de 2015.
A Defesa Civil já atendeu 30 ocorrências, a maioria de queda de muros. Não há desabrigados ou desalojados, mas 13 bairros apresentam riscos de deslizamentos e desabamentos.
De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia, o município de Guanhães, também no Leste de Minas, nas últimas 24 horas foi registrado o maior índice de chuva no estado dos últimos três anos. De terça-feira (19) até quarta-feira (20) choveu o equivalente 189,4 mm.
O Rio Vermelho, que corta a cidade, está transbordando em alguns pontos e quatro famílias estão desalojadas. Elas foram encaminhadas para uma escola. De acordo com a Prefeitura, sete casas apresentam risco de desabamento. O Corpo de Bombeiros de Governador Valadares está vistoriando as áreas atingidas. Após a inspeção, será emitido um laudo e prefeitura deve decretar situação de emergência.
Em Açucena, o secretario administrativo, Azemar Martins, informou que cerca de 40 famílias estão desabrigadas. A cidade decretou estado de emergência. Segundo a prefeitura, o Rio Santo Antônio transbordou e alagou o distrito de Naquinho.
O secretário informou que as famílias desabrigadas estão em casas de parentes e em escolas da região. Também no município foi registrado um caso de soterramento. Martins explicou que os moradores da residência saíram do imóvel antes do registro da ocorrência.
Em Coronel Fabriciano, a Defesa Civil informou que existem 30 locais de riscos. Foram registradas seis ocorrências de deslizamentos e desabamentos. Não houve feridos. Sete famílias foram retiradas das casas e encaminhadas para moradias da prefeitura. Uma igreja católica foi interditada pela Defesa Civil, após ser atingida por um muro de arrimo, que desabou.
Alagamentos
Em São Pedro do Suaçuí, no Vale do Rio Doce, foram registradas ocorrências de alagamentos.O Rio Suaçuí Grande transbordou e a água atingiu a BR-120, próximo a entrada da cidade. Barrancos estão cedenco e moradores estão sendo retirados de locais de risco.
Os bombeiros registraram ocorrências de alagamentos também em alguns bairros de Teófilo Otoni, e moradores de áreas de risco receberam recomendações para deixar as casas. Sete bairros da cidade são monitorados porque apresentam risco de deslizamento.

Fonte: G1