jovem-se-forma-video-close

Uma professora conseguiu fazer um aluno com câncer realizar o sonho de se formar junto com a turma da classe, mesmo estando hospitalizado.

Não, ela não levou os formandos até o hospital. A professora de matemática Laura Lemos Fontella, teve uma ideia muito mais prática e tecnológica para resolver o problema.

Com a ajuda dos alunos e da equipe do hospital, foi montada uma infraestrutura para que o jovem João Gregory Santos, de 15 anos, participasse e interagisse na grande noite através de vídeo conferência pela internet.

Imagina a emoção quando o nome dele foi chamado na cerimônia…

Expectativa

Treze alunos da turma 901 esperavam ansiosos para ganhar o diploma de conclusão do Ensino Fundamental da Escola Visconde de Pelotas, no bairro Auxiliadora, em Porto Alegre, RS, na noite desta sexta-feira, 18.

A 4 quilômetros dali, o décimo quarto formando não conseguia disfarçar o nervosismo enquanto esperava ter o nome chamado.

No quarto 6.719 do Hospital da Criança Santo Antônio, João Gregory  não desgrudava os olhos da tela de notebook, que mostrava ao vivo tudo o que acontecia na cerimônia escolar.

O turbilhão de emoções se devia a importância de uma velha promessa feita a sua mãe, Maria Gorete Santos:

“Desde pequeno, eu sempre repetia que o diploma da minha oitava série seria para minha mãe – conta o jovem”.

O pacto chegou perto de ser quebrado. Gregory está hospitalizado na Santa Casa desde outubro para lutar contra um câncer na pelve, situação que quase inviabilizou a formatura.

Sensibilizada com os fatos, a professora de matemática Laura Lemos Fontella, organizou uma força-tarefa para realizar o sonho de Gregory usando tecnologia.

“Na semana passada, uma das professoras me ligou depois de visitá-lo e disse que ele estava arrasado por não conseguir se formar. Eu senti que tinha que fazer algo”, afirma Laura.

A formatura

O relógio marcava 19h30min quando começou a cerimônia. No quarto do menino, familiares e enfermeiras acompanharam emocionados a vitória do rapaz. Depois de cinco nomes, o microfone anunciou: João Gregory Santos.

Na escola, os estudantes aplaudiram e comemoraram de pé. Na Santa Casa, a mãe pôs gentilmente o capelo na cabeça do filho e ganhou um abraço emocionado.

“Estou muito feliz por ele ter conseguido cumprir sua promessa”, comemorou emocionada a mãe.

Nem a gravidade da doença conseguiu impedir que João parasse de sonhar. O objetivo agora é se formar no Ensino Médio e depois cursar Medicina para ajudar outras pessoas.

“O dia de hoje vai para minha mãe, uma guerreira que criou três filhos. Foi graças a força e ao carinho dela que completei essa etapa. Aprendi a lutar com ela. Eu sou filho da Gorete e esse é meu maior orgulho”, disse Gregory, com lágrimas escorrendo pelo rosto, ao final da cerimônia.

Com informações do Zero Hora