polici
Policiamento foi reforçado nas ruas, no Vale do Aço (Foto: Wilkson Tarres/G1)

Em virtude do aumento nas vendas de fim de ano no comércio do Vale do Aço e região, a Polícia Militar de Minas Gerais deu início à ‘Operação Natalina’. De acordo com à polícia, além do efetivo que já está trabalhando, haverá um reforço de militares nas ruas. A operação começou no dia 30 de novembro e segue até o dia 3 de janeiro.
Além da ‘Operação Natalina’, a polícia também realiza a campanha “Natal da Paz”, que vai até o dia (30) de dezembro, dando dicas de segurança, com o objetivo de despertar a necessidade da autoproteção. Em Ipatinga, o efetivo policial foi reforçado em 40 militares.
De acordo com o major do 58º Batalhão da Polícia Militar de Coronel Fabriciano, Luciano Reis, a Operação Natalina tem três focos definidos.
“É uma operação que é realizada em todos os municípios de Minas Gerais pela PM e foca em três ações. Primeiro o ambiente, ou seja, os militares estarão em locais de maior circulação de pessoas, comércios e maior quantidade de dinheiro. Também focamos nas vítimas, onde estaremos dando as dicas de autoproteção. E por fim focamos nas ações dos infratores, no qual monitoramos aqueles que praticam a criminalidade”, afirma.
Luciano Reis explicou que durante a operação serão eliminadas algumas rotinas da corporação, como treinamentos, para que mais militares estejam nas ruas. “Estes policiais vão trabalhar a pé e estarão mais próximos dos cidadãos, orientando e reprimindo os crimes”, diz.
O major destaca ainda que os crimes mais comuns neste período são os furtos e roubos, e aponta algumas dicas para evitá-los. “Se vai sacar dinheiro, fique atento, se for pessoa idosa, peça o acompanhamento de alguém para realizar o saque. Priorize o cartão. As dicas são para diminuir a exposição e circulação do dinheiro e, consequentemente, menos crime”, diz.

G1