por Assessoria de Comunicação
A Prefeitura de Fabriciano realizará o plantio de mudas de árvores na Área de Preservação Ambiental (APA) Biquinha, no Belvedere. O local foi atingido pelas queimadas nos últimos meses. A atividade acontecerá, nesta sexta-feira (27), a partir das 9h, na entrada da APA Biquinha. Também haverá distribuição de panfletos educativos. O evento é aberto ao público.
O diretor da seção de Meio Ambiente da Prefeitura, Fabiano Silva, destaca a importância da iniciativa. “Queremos chamar a atenção da população quanto a preservação das florestas, a escassez hídrica na região e os impactos ambientais causados pelas queimadas”, explica.
A iniciativa é da Secretaria de Ordenação Urbana da Prefeitura com apoio da Organização Não Governamental (ONG) Amigos da Biquinha e parceria da ArcelorMittal, Trail Club, Jipe Club, Polícia Ambiental, 58° Batalhão de Polícia e Corpo de Bombeiro.
Queimadas
Nos últimos meses, as cidades do Vale do Aço registraram diversas queimadas. Em Fabriciano, o fogo atingiu as Áreas de Proteção Ambiental (APA) da Biquinha e do Cocais e mais de doze bairros. Entre eles Belvedere, Recanto Verde, Horto Baratinha, Nova Tijuca, Sílvio Pereira II, Caladinhos, Morada do Vale, Amaro Lanari, Aparecida do Norte e JK.
As queimadas causam um grande impacto para o meio ambiente. “A destruição das Áreas de Proteção Ambiental e de Áreas de Preservação Permanente, topos de morro e outros, ocasionam perdas de maciços florestais, fauna, poluem o ar e causam danos irreparáveis. Por isso, estamos reforçando o alerta à população sobre a prevenção das queimadas”, ressalta Fabiano Silva.
Incêndios controlados
Os proprietários de terreno que queiram realizar queimadas controladas deverão procurar o Instituto Estadual de Florestas (IEF) para obtenção de licença e orientações. Já os proprietários de lotes em áreas urbanas deverão, após a limpeza do imóvel, destinar o material para locais adequados. “Vale lembrar que as queimadas, sejam propositais ou acidentais, são passíveis de punição, cabendo ao infrator a reparação do dano causado”, alerta Fabiano Silva.
Combate a incêndios
Em caso de focos de incêndio, a população pode acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Casos de denúncia podem ser feitas na Defesa Civil da Prefeitura de Fabriciano, pelo telefone 199, ou no Disque Denúncia 181.