DSC_0131
Prédio do CREIA, no João XXIII

Uma aluna do Creia – Centro de Referência em Educação Inclusiva Ativa – que agora funciona no bairro João XXIII, enviou um vídeo ao Blog do Silas, na noite desta segunda-feira, desabafando contra a direção da escola. A aluna, que se identifica na gravação, pede apoio ao prefeito e sugere mudanças.

A denúncia. Veja o vídeo.

 

Veja o que a diretora disse

Procurada na manhã desta terça-feira, a diretora da escola, que pediu para não ser fotografada,  informou que não tinha conhecimento da situação e que “a denúncia da aluna não procede”. Insistimos e perguntamos se na noite de ontem teve aula, se o prédio estava aberto e ela respondeu que “não existe essa questão de prédio fechado”.

A diretora ressaltou que a escola está em fase de adaptação ao novo local, para onde foi transferida há poucos dias.De acordo com a diretora, auxiliada nas suas explicações por uma pedagoga, nada do que a aluna afirma em sua denúncia é verdade. A responsável pela escola declarou que, “se tivesse acontecido algo diferente do que ela estava afirmando teria chegado ao seu conhecimento”.

Sobre a escola

No dia 08 de setembro foi inaugurado o novo espaço do Centro de Referência em Educação Inclusiva Ativa Pe. Jean Marie Lemaire (CREIA) nas instalações do Virginie Petit, no bairro João XXIII, em Timóteo. O órgão funcionava anteriormente no centro norte, no antigo Colégio Macedo Soares.

Por meio de uma parceria entre Prefeitura Municipal de Timóteo, Rotary Club de Acesita, Rotary Club Charleroi Val de Sambre (Bélgica) foi possível adequar as instalações do Centro de Convivência Virginie Petit, situado no João XXIII, para receber alunos cegos, surdos e profissionais da educação especial. O Rotary repassou R$70 mil reais em equipamentos e a Prefeitura realizou a reforma do local, incluindo o asfaltamento da via de acesso principal, com investimento de aproximadamente R$120.000,00.  

Os 137 alunos que frequentam o CREIA atualmente, poderão desfrutar de um espaço amplo, com maior acessibilidade e conforto. Deste total, 85 são alunos com algum tipo de deficiência auditiva ou visual e, outros 52 são alunos das escolas municipais que recebem atendimentos fonoaudiológico e/ou psicológico. O CREIA também atende os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) segmentos 1 (1ª a 4ª série) e 2 (5ª a 8ª série).

Segundo a diretora do CREIA, Vera Regina Vieira Peixoto, são diversas atividades ofertadas para os alunos. “Temos oficinas de braille, libras, acompanhamento pedagógico para cegos, acompanhamento pedagógico para surdos, assistente educacional surda, oficina de orientação e mobilidade, aulas de artesanato, dança, música (coral),  programa Dos Vox, Informática, Educação Física para Idosos e aulas da EJA 1 e EJA 2”. Vera Peixoto convida a comunidade para participar da festa de inauguração que terá apresentação do Coral do CREIA.

 Fonte : PMT

 

1 COMENTÁRIO

  1. Lamentavelessa situaçao infelismente nao temos uma direçao compativel au cargo muitas coisas deixam de desejar. do q adianta um predio daquele sem administraçao competente.se nosso prefeito nao olhar com carinho infelismente o creia vai acabar e vai ser uma pena.passei por situaçao desagradavel com a administraçao

Comments are closed.