Moradora fala sobre a situação criada pela redução de funcionários no posto de saúde do bairro
Ouça, clicando no play abaixo
No momento em que circulam na cidade fortes rumores no sentido de que a UPA, do bairro Olaria, limitará o atendimento à população, “a partir da próxima segunda-feira”, alguns moradores do bairro Primavera, um dos maiores de Timóteo, inconformados com o que vem ocorrendo ali, nessa área, entraram em contato com o Blog do Silas para denunciarem a situação vivida pela comunidade com a redução do quadro de funcionários no posto de saúde daquele bairro.
Os moradores apontaram Romilda como a pessoa indicada para falar sobre o assunto. Nossa reportagem localizou a mulher, que garantiu não ter nenhuma pretensão política, explicando que sua atuação na sociedade “é única e exclusivamente, uma questão de amor ao próximo”. Romilda, falou sobre o que vem acontecendo na área de saúde do bairro Primavera. O encontro com nossa reportagem foi testemunhado por outras lideranças do bairro.
Antes de entrar nos detalhes do problema, Romilda fez considerações sobre o bairro, no diz repito à sua dimensão e avaliou que um dos seus aspectos é o número de crianças e idosos que ali residem.
Romilda confirmou a situação e descreveu o quadro caótico da saúde, agravado pela diminuição do atendimento no posto, que funciona no antigo prédio do Centro Social Urbano, na avenida Acesita. Como pode ser conferido no conteúdo do vídeo postado no início desta reportagem.
Lembrei de mais uma, fui pra unidade de saúde marcar ficha para ortopedista de madrugada, eu seria a última marcação. No dia da consulta quem esteve depois de mim na fila, isto é, não teria mais ficha para ela, consultou na minha frente. Seria privilégio, ou alguma forma de mentira.
O posto ficou sem médico vários meses, inclusive a gerente da unidades numa das minhas reclamações me pediu que ajudasse a conseguir médicos para o PSF.
Façam as contas neste período uma das médicas esteve grávida, só uma atendia, era muito 10 a 15 consultas diárias, de segunda a quinta-feira. Matemática fácil, pra menino de 2° ano.
Lembrei de mais uma, eu fui pra fila de madrugada, seria a minha ficha a última para o ortopedista, quem estava atras de mim, marcou ficha, no dia da consulta, foi atendida antes. Será por que, privilégio?
Vi esta reportagem qdo estava em São Paulo, não tive como comentar na época. Na minha família foram negados atendimento quando da gerência da mesma. Minha irmã espera há dois anos pela marcação de uma consulta. Ela sabe muito bem que minha mãe com 85 anos chegou com a pressão alterada e não foi atendida pela prioridade da idade e pressão alta. Minha irma teve sério problema após fazer um exame preventivo, após esperar uma hora para ser atendida pela enfermeira o marido da mesma a arrastou do seu local de trabalho sem nenhuma satisfação da profissional a mim e quem mais a esperava. Presenciei várias pessoas retornando do PSF com consultas agendadas para mais de 15 dias, com problemas sério de saúde. Nesta administração não foi efetuada visita domiciliar, para idosos, pessoas com dificuldades de locomoção como reza o protocolo do PSF. O que eu via era as ACS perambulando pelo posto,acessando internet, cartões para controle de hiperdia guardados em pastas, inclusive o cartão da minha mãe desapareceu, meses depois eu o encontrei na pasta onde eram guardados. Não existia programa de hiperdia. O comentário que ouvia na sec saude era que quem ditava as regras eram os médicos e enfermeiros, que para trabalharem lá exigiam privilégios.
Pra algum lugar o dinheiro que devia ser direcionado pra saúde, está indo… Agora o problema é saber pra onde. Ainda bem que tem alguém olhando, né Romilda? Buscando o melhor pra comunidade.
VEJO QUE A MUITA HIPOCRISIA DA PARTE DESTA SENHORA POIS DURANTE OS DOIS ANOS QUE ELA TEVE NA FRENTE DA GERENCIA DO CENTRO SOCIAL O POSTO DE SAÚDE CONTINUA A MESMA COISA FALTAVA REMÉDIO ATE MESMO DE PRESSÃO ENTÃO NÃO VEM FALAR MENTIRA COM A POPULAÇÃO MESMO PORQUE MENTIRA TEM PERNA CURTA E FALAR QUE NO PRIMAVERA PASSAVA MAIS DE 6.000 MIL PESSOAS E UM VERDADEIRO ABUSO POIS UM POSTO QUE NÃO TINHA MEDICO DESDE QUANDO ELA ESTA SENHORA ERA FUNCIONARIA DO POSTO DE SAÚDE E AGORA SE LEVANTA CONTRA A ADMINISTRAÇÃO ISSO SIM E FAZER POLITICAGEM OUTRA ELA E CANDIDATA SIM A VEREADORA DO BAIRRO PRIMAVERA LEMBRE BEM USUÁRIO QUANTAS VEZES VCS FORAM MAL TRATADO POR ESTA MULHER NAQUELE POSTO DE SAÚDE ENTÃO PENSE BEM ANTES DE FICAR ACREDITANDO EM PAPAI NOEL.VEJAM FOTO DA ÉPOCA QUE ESTA SENHORA TRABALHAVA NO POSTO DE SAÚDE.
Comments are closed.