
Com apenas 13 anos, a aluna da Escola Municipal de Timóteo, Jhenifer Viana de Freitas, é motivo de orgulho para o município, ao receber a medalha de ouro referente à 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2014. A solenidade foi realizada na segunda-feira (20), às 15h, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
“Fiquei bastante surpresa e eufórica, foi uma alegria muito grande saber que tinha sido premiada em uma competição nacional que envolvia mais de dezoito milhões de inscritos”, foi o que Jhenifer declarou ao receber a notícia da premiação. A adolescente, que também encontrou prazer na leitura e no jogo de xadrez, disse gostar muito de estudar e afirmou que seu interesse pela Matemática foi despertado graças a OBMEP.
Para conseguir o título, a aluna, que à época estava cursando o sétimo ano do ensino fundamental, conta que se preparou e buscou informações em várias fontes de aprendizado. “Estudei muito, refazendo provas anteriores da OBMEP, vendo conteúdos pela internet e em livros de matemática”, disse. E ela não pretende parar. Este ano, Jhenifer já participou da primeira fase da Olimpíada 2015 e está se preparando para a próxima prova, em busca do segundo ouro.
A estudante ainda foi contemplada com uma bolsa para participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). O curso, que tem duração de um ano, oferece aulas presenciais com professores devidamente preparados, além de tarefas complementares disponibilizadas em um fórum virtual. Outra conquista designada aos premiados é um incentivo financeiro mensal, fornecido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Incentivo e premiações
A OBMEP, organizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), tem como principal objetivo estimular o estudo da Matemática, melhorar o ensino e descobrir novos talentos das exatas.
Em 2014, mais de 18 milhões de brasileiros participaram da prova, mas somente 501 conquistaram a medalha de ouro. No Vale do Aço, apenas dois estudantes receberam a premiação máxima, sendo um deles a aluna Jhenifer Viana.