
A ação ousada de bandidos na noite deste sábado (27/06), em um restaurante, terminou com dois presos logo em seguia ainda em Coronel Fabriciano. No domingo, 29, em Timoteo, outros dois assaltantes foram localizados e detidos. Houve troca de tiros entre os marginais e dois policiais que estavam entre as 14 vítimas rendidas e assaltadas no estabelecimento comercial, localizado na rua Minas Gerais, no bairro Amaro Lanari.

O arrastão aconteceu por volta das 21h30, quando três bandidos invadiram o restaurante Itaoca. Um deles portava uma arma de cano longo e de tambor. O trio rendeu as vítimas, e roubou de 14 pessoas no local, entre elas, um soldado e um capitão da PM, vários pertences pessoais e dinheiro. Depois do ataque, os bandidos correram até um Fiat Palio, placa MOB-2522, que estava com mais duas pessoas, e fugiram em alta velocidade.
Os criminosos não contavam que os policiais, vítimas, saíssem no encalço deles. Foi acionado apoio da PM em Coronel Fabriciano. No trajeto, sentido ao Centro de Fabriciano, os bandidos notaram que eram seguidos e dispararam contra os policiais militares, que revidaram. A perseguição terminou na rua José Rodrigues, no bairro Dom Helvécio, região conhecida como Prainha.
Uma equipe da Rotam (Ronda Tática Metropolitana) conseguiu abordar o carro e interromper a fuga. Três dos criminosos decidiram manter a fuga a pé, correram para um matagal e desapareceram. Foram presos no momento, o condutor, Juliano Francis Duarte, de 36, e Brenda Michelle Augusta, de 20 anos, que estava ao lado do motorista.
Dívida de drogas
A garota contou para os policiais ter sido combinado o assalto entre os envolvidos para o pagamento de uma dívida de drogas no valor de R$ 900. Ainda no Fiat Palio, usado no assalto, foram encontrados os pertences roubados das vítimas e também quatro cartuchos de calibre 28, dos quais, três deflagrados e um intacto, além de uma touca.
Os policiais constataram perfuração de tiro no pára-choque traseiro do carro. No banco traseiro e na porta lado esquerdo, também na parte de trás, marcas de sangue. Segundo a Brenda, um dos autores do assalto foi atingido com um tiro nas nádegas. Equipes da PM fizeram buscas em hospitais da região, mas nenhum baleado deu entrada até o encerramento da ocorrência.
O carro usado no assalto foi apreendido e removido para o pátio credenciado da Polícia Civil. O armamento dos dois policiais militares, uma PT calibre 40 da PM que estava de posse do capitão e a arma particular do soldado, uma pistola calibre 380, foram recolhidas, por precaução, no 58º Batalhão PM de Coronel Fabriciano.
Durante os trabalhos dos policiais militares neste domingo,com equipes de Coronel Fabriciano e Timóteo, foram presos mais dois envolvidos diretamente no assalto e uma garota que teria dado ajuda no crime. Foram presos em Timóteo, Renato Martins Malaquias, de 21 anos, e Douglas Rosa Silva, de 18. Falta para ser localizado ainda Diego Souza de Paula, de 18 anos. Este último, reconhecido pelas fotos como o marginal que segurava a arma durante o roubo.
Os policiais também prenderam Renata Martins Malaquias, de 18 anos. Ela é irmã de Renato, o assaltante atingido na troca de tiros com os policiais militares. Ele estava com um projétil alojado nas nádegas. Foram encontrados com os três últimos detidos, R$ 590, dois celulares e oito anéis e alianças roubadas das vítimas do restaurante. Todos os presos levados para o plantão da 1ª Delegacia Regional de Ipatinga. O inquérito deverá definir o papel de cada um no planejamento e execução do assalto.
Portal Diário do Aço