Os pais, amigos, diretores, auxiliares e funcionários da APAE de Timóteo, tiveram uma noite especial nesta quinta-feira (11).
Veja o vídeo
Na sede da instituição, no bairro Timirim, foram celebrados os 30 anos de fundação da entidade, com a presença de inúmeros convidados e alunos, alguns dos quais com participação ativa no evento como, por exemplo, a moça que adentrou o local conduzindo um exemplar da Bíblia.
Diversas autoridades, dentre elas o prefeito Keisson Drumon (PT) e o vereador José Constantino Coronel (PSD) estiveram prestigiando a celebração, que teve um momento de reflexão, com a mensagem de um pastor evangélico, Teko Resende, e uma representante da Igreja Católica, a Mara. Os religiosos destacaram a importância para a sociedade da existência da APAE e ressaltaram seus efeitos na sociedade. Ambos atribuíram à abnegação, espírito voluntário e solidário da comunidade o sucesso da escola.
Atualmente são 235 alunos matriculados na escola, que recebem atendimento educacional e clínico, servidos por 75 funcionários. A diretoria da entidade é formada por 24 voluntários, segundo informou a diretora pedagógica da escola, Vânia Lamas
A corporação musical, conhecida como Banda Santa Cecília, abrilhantou o evento, com diversos números musicais, todos clássicos, bem no final da programação, enquanto o público se confraternizava e degustava o coquetel que foi servido, acompanhado de bolo.




História da APAE de Timóteo
Tudo começou por um sonho.
E como diz o poeta, sonho que se sonha junto se transforma em realidade.
Foi assim que tudo começou.
De uma conversa entre amigos, na sala da casa de pessoas muito idealistas, um pai divide sua ansiedade e o outro, com muita sensibilidade, ouve atentamente as palavras desse pai e convida-o, para juntos transformar o sonho em realidade.
Mobilizada, toda a comunidade se pôs a trabalhar, doar, dedicar e unir-se para que as pessoas com deficiência intelectual fossem respeitadas em sua essência e recebessem com a dignidade o que é seu por direito e com o respeito que merecem.
A mobilização foi perfeita.
Não podíamos deixar de destacar alguns nomes que tiveram a frente desse processo que foi fruto da busca constante de pais e pessoas da comunidade que preocupados com a formação e integração dos seus filhos e dos filhos de Timóteo, sensibilizaram-se, reuniram-se fundando assim a APAE
Este grupo foi composto, entre outros, pelo senhor Carlos Ney Rodrigues Esteves, o senhor Prefeito Municipal Leonardo Rodrigues Lelé da Cunha, senhor João Pacífico Drumond, Padre Abdala Jorge, senhor Júlio César de Andrade Miranda, senhora Sônia Maria da Silva Cantony, senhora Regina Helena Pena Rodrigues Santiago, senhor Wanderlino Vieira Pinto, senhor Cássio Machado Jaques,senhora Lacy Jaques Lana, senhora Maria da Conceição Dutra Reis, senhor Rogério Cabral Dutra, senhor Ângelo Frinhane, senhora Cleonice Lucas Duarte, senhor José Miguel Magri, senhor Lourival Lima Duarte. A todas essas pessoas nosso reconhecimento e agradecimento.
A primeira reunião que definiu as diretrizes da Associação e elegeu a primeira diretoria, por doze meses, se deu no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Coronel Fabriciano, no bairro Timirim, Timóteo, no dia 11 de junho de 1985, ou seja, a exatamente vinte e cinco anos, onde compareceram vários segmentos da nossa comunidade, contando com a visita e relato experiente da senhora Alaíde de Melo Tibo, vice-Presidente da Federação Nacional das APAE’s de Minas Gerais e da senhora Lucy Spíndola Garrido, presidente da APAE de Belo Horizonte.
Os membros eleitos para a diretoria, reuniram-se provisoriamente nas instalações do antigo DASA (Acesita), desenvolvendo juntamente com um grupo de voluntários visitas domiciliares a partir dos cadastros da Acesita e da FAST, fazendo avaliações, triagens, selecionando assim as primeiras turmas da escola que foi criada com o objetivo de atender as pessoas com deficiência do município.
Assim, aos 02 de setembro de 1985, ficou então criada a Escola Especializada Cre Ser – APAE de Timóteo e instalada na casa nº 08 da Rua 38, Vila dos Técnicos, Timóteo, que funcionava com um grupo de voluntários desde a sua diretoria, professores, auxiliares, sendo pouquíssimos funcionários cedidos pela prefeitura.
Atualmente, a APAE de Timóteo tem sua sede própria à Av. Efigênia Pereira Bittencourt, nº 275 – Bairro Timirim, onde funciona também a Escola Especializada Cre Ser que atende em média a 238 pessoas com deficiência intelectual ou múltiplas.
O prédio foi construído a partir de parcerias com a Companhia Vale do Rio Doce e Prefeitura Municipal, contando hoje com instalações adequadas ao funcionamento das atividades educacionais e clínicas.
Missão
Promover e articular ações de defesa e garantia de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços, atendimento e apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.
Visão
Movimento de pais, amigos e pessoas com deficiência, de excelência e referência no país, na defesa dos direitos e prestação de serviços nas áreas de assistência social, educação e saúde.
Fonte: https://apaetimoteo.wordpress.com