m6

Localizada no bairro Serenata, em Timóteo, a Escola Estadual “Tenente José Luciano” celebrou no último domingo 60 anos de existência na cidade. Um passeio ciclístico que, de acordo com  informações dos seus organizadores do contou com a participação de cera de 2000 pessoas, incluindo direção, alunos, professores e familiares, fez parte da programação. O pessoal se concentrou em frente à escola e percorreram a avenida Acesita, em direção ao Oikós, no bairro Primavera.

m2

Alunos, professores, diretoria e familiares se confraternizaram, transformando a data em um marco histórico digno da quantidade dos anos de funcionamento da escola. Apitos e outras formas de manifestação chamaram a atenção das pessoas para a celebração das  6 décadas  do estabelecimento de ensino, um dos mais tradicionais e bem avaliados de Timóteo.

m1

m4

m5

m7

m33
Fotos Maysa Raphaela

A escola

Imagem1
Blog da escola

A Escola Estadual “Tenente José Luciano” foi instituída por força do Decreto nº 3908, conforme publicação no jornal Minas Gerais, de 30 de abril de 1953, sendo inaugurada, e entrando em funcionamento, em 1955. Iniciou suas atividades escolares com 12 turmas, funcionando em 2 turnos, com o total de 488 alunos e 12 funcionários.

Foi a 4ª escola a ser fundada em Timóteo, que naquela época pertencia ao município de Coronel Fabriciano. A escola recebeu esse nome em homenagem ao pai do senhor Aminthas Jacques de Moraes, um dos fundadores da então Companhia Aços Especiais de Itabira – Acesita, empresa responsável pela instalação de algumas escolas em Timóteo.

O prédio foi construído pela empresa Acesita e na época cedido ao Estado de Minas Gerais. Ela passou por uma reforma em 2008.

Sua primeira diretora foi a professora Maria da Conceição Pinto Coelho Lana e, atualmente, está sob gestão de Neife Regina Resende. A escola é considerada pela comunidade como uma das melhores de ensino fundamental.

Filosofia da escola

A Escola Estadual “Tenente José Luciano” tem como foco neste Projeto Político Pedagógico um modelo de educação que contribua para a reflexão, ação e construção de uma nova realidade. Sendo assim, nasce a necessidade de se empreender uma proposta de trabalho coletivo, onde toda a comunidade escolar e local possa participar, opinar, sugerir e decidir o norte a ser seguido pela nossa educação, viabilizando a construção de uma escola pública que eduque de fato para o exercício da cidadania, vencendo barreira para, emfim, alcançar a transformação social.

O Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual “Tenente José Luciano” é entendido como um processo de mudança e de antecipação de futuro estabelecendo princípios, diretrizes e propostas de ações que possam organizar, sistematizar e dar significado às atividades desenvolvidas pela escola. Sua dimensão Político Pedagógica deverá proporcionar um modelo de educação participativa na qual envolva ativamente todos os seguimentos da escola assim como da comunidade onde está inserida.

Noite de Caldos

Dentro da programação elaborada para celebração dos 60 anos da escola, haverá, no próximo dia 19, uma Noite de Caldos, com música ao vivo, a partir das 19h, no prédio do estabelecimento, à rua Francisco Alves, 115, bairro Serenata.

1 COMENTÁRIO

  1. meu nome e laura de castro ferreira sou desta escola mais vou sair fiz este comentario as 17h e 51m no dia 20/02/2017 te amo neife yanae nina e edmara voces sao inesquesiveis minhas professoras do 5 ano 3ano 4 ano e meu ultimo ano aqui nao esqueserei voces nonca

Comments are closed.