
Medo e indignação tomam conta de algumas famílias moradoras da rua Rio Tocantins, no bairro Alvorada, em Timóteo. A “situação de calamidade”, como definiu um membro de uma delas, já dura 3 meses e essas pessoas não sabem mais a quem recorrer, conforme declarou uma dona de casa.
Nesta segunda-feira (27), a moradora Cristiane Soares, inconformada, procurou o Blog do Silas para denunciar a falta de iluminação pública no local (veja fotos). “Cris”, como é conhecida, disse que naquela rua, no trecho que faz esquina com a Rio Negro, sentido do número 458, 3 postes, seguidos, estão com as lâmpadas queimadas há 90 dias e a situação vem dificultando a locomoção das famílias no período noturno. A moradora afirmou, ainda, que já reclamou da situação junto aos órgãos da prefeitura e Cemig e que “um vem jogando para o outro e ninguém assume a responsabilidade pela solução do problema”. Cris contou que, na prefeitura, ouviu de um funcionário que não existem lâmpadas disponíveis para fazer a troca. “Estão cobrando 18 reais de iluminação sem ter“, desabafou, referindo-se à taxa que vem embutida na conta de energia.
A moradora, que apontou mais 5 famílias prejudicadas pela falta de iluminação, relatou que, na quinta-feira passada, por pouco não foi picada por uma cobra coral, medindo cerca de 1 metro. Ela disse que o animal estava em cima do muro, próximo ao portão de entrada da sua casa e, no momento em que ia entrar, um dos seus filhos gritou e ela voltou. De acordo com Cristiane, a escuridão favorece este tipo de ocorrência.
Nesta segunda-feira (27) por volta das 19h30, estivemos no local indicado pelas famílias e o que vimos foi, de fato, uma situação que requer solução imediata. Uma escuridão impede as pessoas de caminharem livremente. Muitas delas utilizam o brilho de celulares para chegarem até suas casas. Além deste incômodo, o que muitos moradores estão temendo é a possibilidade da situação servir para a prática de ilícitos. “Quando a gente sobe aqui é preciso estar com um pau ou uma pedra na mão. A gente não sabe o que vai encontrar nesta escuridão”, disse Goret, uma das prejudicadas.
Além da falta de iluminação, a rua está coberta de mato e cheia de buracos.

Enquanto isto…
Melhoria na iluminação em Timóteo
Matéria publicada pelo Portal Diário do Aço, em fevereiro deste ano.

A Prefeitura de Timóteo investirá na melhoria da iluminação da Praça 1º de Maio, no Centro Norte. O prefeito Keisson Drumond assinou a ordem de serviço para o início das obras na tarde desta segunda-feira (09/02), no local, com a presença de autoridades municipais e comunitárias.
“A Praça é muito bonita, mas é muito escura. A ampliação da iluminação possibilitará ao cidadão usar de forma melhor e desenvolver ações culturais no período noturno. Esta é mais uma grande conquista para a comunidade de Timóteo, que terá mais conforto e segurança para transitar na praça e em seus momentos de lazer”, destacou o prefeito Keisson Drumond, salientando que a Praça 1º de Maio é um dos principais cartões postais do município.
Além da comunidade, estiveram presentes ao evento: o presidente da Câmara Municipal, Moacir de Castro, presidente da Associação Comercial (Aciati), Antônio Teixeira Neto, presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, secretário de Obras e Serviços Urbanos, Galba Gomes, presidente do Conselho de Segurança Pública Setor 4, Pastor Leomar Santos, presidente da Associação de Moradores do Eldorado, Paulo Souza, do presidente da Associação de Moradores do Alegre, Gilmar Costa Silva, presidente do IMAG (Instituto Maçônico de Gestão de Projetos Sociais), Aniceto Vieira da Silva Sette, presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, José Carlos de Paula, presidente da Comunidade Terapêutica Esperança, Luis Perdigão.
A iniciativa da Prefeitura atende a solicitações da população, classe empresarial e da Fundação Aperam Acesita, que poderá utilizar o local na realização de suas atividades culturais. Realizada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, as obras serão executadas pela empresa Século Engenharia Ltda, vencedora da licitação.
“Com as obras de melhoria, estamos buscando uma economia de gastos com a substituição das lâmpadas por modelos que consomem menos e iluminam mais. A atual administração incorporou esta nova visão de racionalização do uso de energia, que deve ser seguida daqui para frente não só pelos gestores municipais como pela comunidade”, salientou o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Galba Gomes.
Serão investidos R$ 164 mil na melhoria da iluminação da Praça 1º de Maio, com recursos provenientes das contas de energia da Cemig, através da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), que só podem ser empregados em obras de iluminação pública.
Entre os serviços realizados serão instalados 59 postes cônicos de 6 metros de altura, que são mais resistentes e ornamentais. As 59 lâmpadas antigas de vapor de mercúrio serão substituídas por lâmpadas de vapor de metálico de 150 watts, que clareiam muito mais e são mais econômicas. Oito lâmpadas de vapor de mercúrio de 400 watts serão substituídas por vapor metálico, bem como seus respectivos reatores que também serão de vapor metálico, mais resistentes.
COMUNICADO
Viemos aqui como cidadãos preocupados com a saúde publica do município de Timóteo.
Ficamos decepcionado que logo agora que conseguimos controlar o índice de infestação do mosquito, que foi o segundo melhor da região 2,5 em março, melhor índice dos últimos 5 anos.
Todos agentes estão capacitados para execução de tarefas como teste rápido de leishmaniose em cães da região, vacinações antirrábica, começamos as pesquisas de chagas que o município não fazia a mais de 4 anos.
As denuncias que teve a diminuição de 50%, nos agentes estamos capacitados para atender.
A minha preocupação é que no país que em certas regiões estão com epidemia, como são Paulo com mais de 200mil casos, será que não pode chegar em Timóteo?
No final de 2012 e inicio de 2013 tivemos grande epidemia, lembram?
Nossos pontos estratégicos estão descobertos, risco de infestação nas proximidades.
Leishmaniose visceral, tivemos um óbito no recanto do sossego, com cães eutanasiados com a doença.
Neste ano ate abril foram feitos mais de 500 teste rápido de leishmaniose visceral canina.
No ano 2014 não houve vacinação em todo estado de minas gerais, o municípios não recebeu vacinas. Neste ano a programação de antirrábica esta toda pronta, iríamos começar no dia 15 de maio, e agora quem vai executar essa ação? Sendo que já no ano passado não ocorreu.
Não entendo o porquê dispensar todos os agentes, quem vai capacitar agentes novos ?
O único veterinário que faz a teoria da capacitação esta de licença por 4 meses ou mais por causa de uma cirurgia na coluna. E a pratica de campo quem vai capacitar?
Com uma nova equipe o município vai ter mais gastos em capacitá-los.
Que fiquem pelos menos com os processos seletivos vigentes .
Faz avaliação curricular, pontuação por experiência.
Será que dar para fazer um processo seletivo em menos 20 dias?
Fica aqui o desabafo de todos os agentes de endemias que vestiram a camisa lutando junto com o município para que a dengue chegasse no controle, a ponto de pensarem que não precisarão de todos nós. Esqueceram que alem da dengue combatemos outras doenças como foi mencionadas.
E a saúde da população ? Como fica?
Precisamos de respostas.
Comments are closed.