Dicas PM furto de celular

 

 

O Brasil possui a segunda maior taxa de roubo de aparelhos celulares no mundo, com mais de um milhão de dispositivos roubados por ano, conforme informações divulgadas pela GSMA (GSM Association), empresa que reúne operadoras de telefonia móvel e empresas de todo o mundo. Somente no Estado de Minas Gerais, conforme os dados apresentados pela Diretoria de Apoio Operacional (DAOp), este número alcançou 15.177 em 2012 e se somados aos delitos de furto este número alcança 39.872.

Devido à dificuldade de proceder à identificação dos autores do furto ou roubo de aparelhos celulares e a necessidade de conscientização de cada cidadão no que diz respeito a sua responsabilidade individual e pública de zelar pela segurança do seu bem, a mobilização comunitária se faz indispensável para a eficácia da resposta ao problema. Para tanto, o consumidor deve estar atendo a este número e conservá-lo em local adequado, de maneira que, caso seja necessário, possa localizá-lo e solicitar o bloqueio do aparelho junto à operadora móvel.

Em casos de furto ou roubo de aparelho móvel, orienta-se que o consumidor procure uma Unidade da Polícia Militar para efetuar o boletim de ocorrência e também contatar imediatamente a operadora de telefonia celular, que efetua o serviço por ele contratado, para que a empresa possa bloquear a linha e também o aparelho. Para que esse último seja bloqueado, é necessário informar o número IMEI do aparelho.

Você proprietário de aparelho celular, tenha anotado e guardado consigo o IMEI (nº de série) do seu aparelho, e em caso de furto ou roubo, forneça ao policial o nº do IMEI, para que seja lançado no Boletim de Ocorrência. Isso facilitará a identificação / recuperação do seu celular e possibilitará o bloqueio do aparelho junto à Operadora, tornando o celular furtado / roubado inútil, sem valor para os receptadores e para o mercado clandestino.

Para anotar o IMEI (nº de série) de seu celular, basta digitar o código *#06# que o número será automaticamente exibido na tela / visor.

Colabore, faça a sua parte evitando manusear seu aparelho desnecessariamente e em locais em que possam chamar a atenção de eventuais infratores.

Sua atitude é muito importante para redução dessa modalidade criminosa.

 

Em Timóteo e Marliéria   a campanha está sendo desenvolvida através de palestras, contatos comunitários, fixação de cartazes e entrevistas aos órgãos de imprensa.