
O bispo Paulo Soares, líder da Igreja Presbiteriana Viva – IPV – de Timóteo, falou com nossa reportagem na tarde desta segunda-feira. Paulo Soares, eleito presidente do Conselho de pastores que reúne lideranças de diferentes ministérios do município, abordou o culto de posse da diretoria da entidade, previsto para acontecer no próximo dia 30 de março, e falou sobre seus planos como dirigente do órgão.
Morador de Timóteo há seis anos, o Bp. Paulo Soares veio para o município substituir o Pr. Técio, transferido para outra cidade em função do estado de saúde da sua esposa, à época. A liderança do religioso estende-se por nove cidades de Minas Gerais, onde existe congregações da IPV. Uma delas ainda é definida como “célula estratégica”. Além destas, o Bp Paulo é responsável por mais três igrejas no estado do Espírito Santo, sendo uma na capital, no município de Serra, e a outra em Alegre. O templo da IPV em Timóteo, no bairro Primavera, é a sede desta regional, como é definido o conjunto de igrejas sob a responsabilidade do Bp Paulo Soares.
Em dezembro passado, o bispo foi eleito presidente do COMENTO – Conselho de Ministros Evangélicos de Timóteo e Outros. A ligação do líder da IPV com o órgão data desde quando chegou a Timóteo. O bispo admitiu ter passado um período um pouco afastado das atividades do Conselho, devido ao “conflito de agenda” dele com as reuniões da entidade. O bispo tem reunião todo mês no Rio de Janeiro que acontecem, segundo ele, exatamente na data dos encontros do COMENTO, chamados de “Café com Pastor”. Bem antes da eleição, porém, Paulo Soares já havia voltado a frequentar, como antes, as reuniões do Conselho que ora preside.
“Nem passava pela minha cabeça. Nunca tive a intensão. Foi um convite do Pr. Luis Godoy”, disse o Bp Paulo Soares ao ser perguntado se nutria o desejo de presidir o COMENTO. Soares contou que em um primeiro momento resistiu ao convite, “pediu um tempo”, orou, pediu a direção de Deus e aceitou. O bispo interpretou o convite como uma oportunidade de trabalho dada a ele por Deus.
O novo presidente do COMENTO quer oxigenar a entidade e dar a ela visibilidade no município. “O Conselho de pastores tem que ter uma representatividade muito forte”, defendeu Paulo Soares que atribuiu à organização o peso de representar o Reino de Deus. O novo dirigente do Conselho afirmou que não medirá esforços para dar ao órgão o brilho que lhe é peculiar pela natureza que tem de ser a união dos homens mais importantes da cidade, os representantes do Reino de Deus.
Paulo Soares destacou a intensão do COMENTO, sob sua gestão, é de “abençoar a cidade”. “Estamos aqui para abençoar a cidade; estamos aqui para fortalecer a cidade. Estamos aqui para defender os crentes. Estamos aqui para defender a moral, para defender a família, defender aquilo que de verdade a Bíblia diz”, pontuou o presidente.

O Bp Paulo avaliou Timóteo como uma cidade evangelizada. Para justificar essa avaliação, ele citou, por exemplo, o número de igrejas existentes na Av. Acesita, onde está a IPV. Segundo o bispo, são 18 ministérios instalados ao longo da via. Este detalhe, para o bispo, é importante mas não é garantia de que os evangélicos estão sendo relevantes para Timóteo. “De fato, estamos fazendo a diferença? De fato, os homicídios estão baixando? Os crimes estão diminuindo?”, questionou o presidente do COMENTO para, logo em seguida, responder que “não”. A solução, conforme disse, é a união dos pastores e a intensificação das orações pela cidade. O líder da IPV acha difícil a situação mudar se não houver união entre os líderes evangélicos de Timóteo.
O novo presidente do Conselho de Ministros Evangélicos de Timóteo pretende, na sua gestão, incrementar a comunicação do órgão, medida que entende de salutar importância para aumentar o número de ministérios filiados à entidade.
Sobre o culto de posse da nova diretoria, Paulo Soares informou que será no próximo dia 30 de março, às 19h30, na Igreja Presbiteriana de Acesita, à rua 1º de Janeiro, 50, Centro Norte. Sobre a programação do evento, o líder não adiantou detalhes, senão que estão sendo feito gestões para a presença de um convidado especial, que será o preletor.
Que Deus continue abençoando ainda mais esse homem de Deus. É um privilégio tê-lo como bispo.
Comments are closed.