
As fotos desta matéria foram captadas e publicadas com autorização da família.
A história gloriosa das Assembleias de Deus do Vale do Aço, que tem dois grandes campos eclesiásticos, o de Timóteo, presidido pelo Pr. Adão Araújo e de Coronel Fabriciano e Ipatinga, sob a presidência do Pr. Antônio Rosa, teve na manhã desta terça-feira um dos seus capítulos tristes, cujo desfecho, sem dúvida, é o empobrecimento do arquivo vivo dos seus baluartes.
Por volta das 10h15 deixava o suntuoso templo da Assembleia de Deus da Av. Magalhães Pinto, em Coronel Fabriciano, o corpo do Pr. José Pereira Santiago, falecido aos 90 anos nesta segunda-feira (13). Familiares e companheiros de ministério passaram pelo velório, ocorrido no local desde a tarde da segunda-feira. Centenas de pessoas foram dar o último adeus ao enfermeiro aposentado.
Há vários dias internado em coma no Hospital São Camilo, em Coronel Fabriciano, José Pereira não resistiu a uma parada cardíaca e, às 5h45 da segunda-feira faleceu, colocando fim a um dos parágrafos mais brilhantes de uma história como servo de Deus e cidadão comprometido com o Reino do Mestre.
A morte do Pr. José Pereira põe fim a uma carreira ministerial marcada pela dedicação, esforço e abnegação em prol da obra de Deus. Amante dos hinos da Harpa Cristã, José Pereira cantava vários deles de cor e os tinha como inspiradores em seus momentos de angústia e reflexão.

Em sua fala, bastante emocionada, o presidente, Pr. Antônio Rosa da Silva, detalhou épocas da sua convivência com o amigo José Pereira, destacando seu caráter cristão, de cidadão e sua polidez no trato com as pessoas. Rosa não conteve e, por várias vezes, interrompeu seu discurso para superar a emoção. Ele recordou de um episódio em que se machucou e o enfermeiro José Pereira lhe deu as atenções necessárias com elevada dose de amizade e cuidado.
Pr. Junior Calais, responsável pela Assembleia de Deus e membro da diretoria do ministério de Coronel Fabriciano e Ipatinga, também deu testemunho do amigo falecido. Calais lembrou as comemorações dos 90 anos do pastor, recentemente realizadas no templo sede da denominação em Ipatinga. Junior Calais recordou de um hino cantado por Pereira na data. “Quando fui visitar o Pr. José Pereira, ao orar por ele, ele me disse: pastor, Junior, você vai orar por mim, mas não quero que você ora para Jesus me curar, mas eu quero que você ora para Jesus fazer a vontade Dele, porque eu estou preparado”, contou Calais. Esta era uma das muitas manifestações de intimidade com Deus que o Pr. José Pereira protagonizou ao longo de sua jornada.


Seus exemplo de homem de fé e retidão serão o norte possível de orientar os rumos dos 6 filhos, 9 netos e 3 bisnetos que o pastor deixou. Ele, há 2 anos e 1 mês, ficou viúvo.
Com uma trajetória marcada por uma presença ativa na história das Assembleias de Deus do Vale do Aço, Pr. José Pereira foi respeitado pelos seus pares e sua amizade com o presidente Antônio Rosa era notória. Em várias oportunidades, de público, o presidente esbanjava carinho com o amigo, algo só possível a uma amizade sincera e consolidada na contagem dos janeiros.


Na manhã desta terça-feira as cortinas do horizonte se fecharam e deixaram do outro lado da vida Pr. José Pereira. Seus ensinamentos, destilados em tantos conselhos desferidos em sua existência, serão um memorial que irá perpetuar sua lembrança e tornará sua existência um marco na vida de muita gente. Um silêncio paira sobre a história das Assembleias de Deus do Vale do Aço, no momento em que um dos seus agentes mais ativos sobe ao pódio do destino para ser recompensado” pelo que foi, fez e continuará a fazer através da conduta que marcou seu ser.



PR. PEREIRA, HOMEM DE DEUS. CHEGOU A HORA TEMOS QUE IR DEIXANDO SAUDADES.
QUE DEUS CONFORTE A FAMÍLIA.
PR. NELSON ANDRADE
Comments are closed.