391874_10200661253122040_1375340022_n

A Polícia Militar de Timóteo tomou conhecimento de  um vídeo publicado por este site, onde denunciávamos o desrespeito de inúmeros motoristas à faixa de pedestres, no caso uma que fica na Av. Acesita, próximo a um supermercado, no bairro Olaria.

Leia, na íntegra, a nota emitida pela PM, assinada pelo Capitão Luiz Magalhães

“Prezado Sr Silas

O tema não é simples assim.

Fazemos o possível para educar através da transitolândia (há mais de 15 anos), através de palestras, SIPATs, reuniões comunitárias, entrevistas, etc.

Fazemos o possível para educar também através da fiscalização, são em média, cerca de 300 multas ao mês, dentre elas, algumas por não dar passagem a pedestre na Faixa de Pedestres.

A Prefeitura de Timóteo iniciou o projeto de criar a equipe de fiscalização municipal de trânsito, inclusive treinamos os agentes em 2013, mas infelizmente ainda não estão atuantes. Creio que o projeto não esteja cancelado e pode vir a qualquer momento a agregar esforço nessa questão da educação e fiscalização de trânsito, uma vez que nosso efetivo policial militar precisa estar atuante numa enorme diversidade de demandas e termos uma equipe específica para o trânsito municipal seria muito bom.

Estamos junto com o CONSEP trabalhando sobre um plano de ação elaborado a várias mãos para atuação em alguns problemas identificados, entre eles, o problema do trânsito em alguns locais específicos. Dentre os projetos, há uma campanha que está sendo liderada pelo Conselho das Mulheres Empreendedoras de Timóteo para a área central.

Por outro lado, quando se multa muito há sempre quem adote o discurso de que é preciso ter bom senso e educar o motorista ao invés de adotar medidas mais drásticas. Existe até um vídeo de um agente de trânsito muito elogiado na internet, esse agente fica numa faixa dizendo a praticamente todos os motoristas que por ali passam alguma infração que eles cometeram… tudo muito bacana …. seria preciso uma enorme quantidade de agentes para ficar 24h educando né (aos olhos da lei esse agente cometeu prevaricação pois as infrações que ele detectou tem uma previsão de medidas administrativas que deve ser adotadas e em nenhuma delas a penalidade é a advertência pelo agente de trânsito)…….. Aquele condutor que foi alertado sobre o cinto de segurança, o celular, a faixa de pedestre, após ser alertado pelo agente de trânsito, na esquina seguinte está da mesma forma …. diferente talvez daquele que devidamente foi multado…. a educação muitas vezes só vem com a dor no bolso.

Mas agradecemos a remessa do material que nos alerta sobre a necessidade de vez por outra, reforçarmos a fiscalização sobre a questão do respeito à faixa de pedestres em Timóteo e assim vamos fazer dentro da nossa capacidade e prioridade de ações.

Nosso agradecimento”,

Cap Luiz Magalhães.

Este é o vídeo.