a2
Na primeira foto, o Pb. Elmo, dia 1º de junho e, na segunda, Pr. Francisco, dia 17 de maio.

O Pr. Francisco Filho, recentemente transferido da Assembleia de Deus Campo do Taboão, em Olaria, no município de Timóteo,  para a congregação que a denominação tem na cidade de Paranaíba, no Mato Grosso do Sul, certamente deixará para os fiéis timotenses muitas lembranças que sublinharão a saudade que, possivelmente, todos sentirão dele.

IMG_1420
Pr. Francisco, dia 17 de maio alveja a criança com seu gesto.

Homem de fibra, de caráter irrepreensível, amoroso, de oração, emotivo, bom de Bíblia e de visível comunhão com Deus, Francisco Filho, a esposa Micilene e as duas filhas, já fazem parte da trajetória da igreja em Olaria. No culto onde foi empossado  seu sucessor, na última quinta-feira, o casal não conseguiu esconder a emoção de estar deixando a cidade. A contensão das lágrimas era um esforço visível de marido e mulher.

Se uma das características de um autêntico líder é fazer seguidores com seus exemplos, Francisco Filho já está consagrado como tal. Nos cultos e reuniões que dirigia, o pastor fazia questão de, pouco depois de iniciadas estas atividades, cumprimentar um a um dos fiéis presentes. Ele não esquecia. Era só iniciar o culto que Pr. Francisco – que se traja sempre elegantemente – descia do púlpito e apertava vigorosamente a mão dos fiéis, inclusive das crianças. Este gesto era sempre acompanhado de um sorriso (sincero) e de algumas frases, invariavelmente de agradecimento pela presença. Este hábito do pastor foi assimilado por um dos obreiros da congregação que repetiu o gesto do líder.

No domingo (1) quando ficou responsável por dirigir o culto na ausência do titular Francisco Filho, que estava de viagem a São Paulo, o Pb. Elmo surpreendeu ao descer do púlpito e cumprimentar um por um dos que estavam ali. Embora de compleição física relativamente mais avantajada do que o responsável pela igreja e com outros detalhes anatômicos que os diferenciam, Elmo lembrou Francisco Filho com sua atitude. Bom discípulo ele, que foi guindado à condição de 3º dirigente daquela congregação.

IMG_2786
Pb. Elmo, dia 1º de janeiro

Elmo se mostrou como ótimo aluno e aprendeu a lição de casa com muita rapidez e riqueza de detalhes. Resta saber se, ao repetir aquele gesto de domingo não estará agindo como um franco provocador de saudade daquele que foi embora deixando lições sobejas de um cristão autêntico, de um obreiro vocacionado que mesmo afrontado, sabia perdoar; provocado sabia ignorar. Lições de um pastor de verdade! Elmo, o senhor está de parabéns. Aprenda com quem tem para ensinar. Coisas boas, claro!